Mia Couto e Maria Bethânia protagonizam documentário no Curta!
Longa faz parte da série “Linguagem do Cinema”, que exibe episódio inédito dedicado ao cineasta baiano Edgard Navarro
Um filme sobre a força da palavra em Moçambique e Angola é o tema central do documentário “Karingana – Licença para contar”, que estreia nesta quinta-feira (22) no canal Curta!.
Exibido no programa Quinta do Pensamento, às 21h35, o longa sintetiza o caráter inventivo do cinema de Edgar Navarro, tema do episódio inédito da série “A Linguagem do Cinema”, que estreia na Quarta de Cinema, 21, às 21h05.
O programa traz as experimentações técnicas e artísticas do cineasta em filmes super-8, formato que usou desde o começo da carreira e elegeu como o preferido para realizar suas experiências cinematográficas.
A ousadia lhe rendeu diversos prêmios. Em 1989, seu média-metragem “Superoutro” levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Gramado e foi selecionado para os festivais de Havana, Tróia, Nova York e Helsinque.
Já em 2005, o primeiro longa de Navarro, “Eu Me Lembro”, foi o vencedor nas principais categorias do Festival de Brasília, incluindo a de Melhor Filme.
Dirigido por Geraldo Sarno, “A Linguagem do Cinema” é uma coletânea de dez títulos que investiga o processo criativo de importantes realizadores e técnicos do cinema nacional, incluindo Lúcia Murat, Cacá Diegues, Rosemberg Cariri Eryk Rocha, Cao Guimarães, Luiz Carlos Barreto, entre outros.