O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Região Norte

Presidente da Turquia anuncia que prepara ofensiva contra Iraque

Erdogan se referiu também à atual ofensiva militar turca no enclave sírio de Afrin, lançada em 20 de janeiro contra as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção Popular (YPG)

Postado em 14 de março de 2018 por Kamilla Lemes
Presidente da Turquia anuncia que prepara ofensiva contra Iraque
Erdogan se referiu também à atual ofensiva militar turca no enclave sírio de Afrin

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta quarta-feira (14) que a Turquia prepara uma ofensiva no norte do Iraque contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou a agência Anadolu.

“Em algumas ocasiões, atacamos os terroristas no norte do Iraque, mas logo os destroçaremos com mais força”, disse o governante discurso em Ancara, ao comentar os frequentes bombardeios das forças aéreas turcas na região, contra supostos objetivos do PKK.

Erdogan se referiu também à atual ofensiva militar turca no enclave sírio de Afrin, lançada em 20 de janeiro contra as milícias curdo-sírias Unidades de Proteção Popular (YPG), que considera terroristas por vê-las vinculadas ao PKK.

“Limparemos Afrin de terroristas. Limparemos Manbech de terroristas. Limparemos [o terreno] ao longo da nossa fronteira ao leste do Eufrates e da nossa fronteira com o Iraque”, afirmou o chefe de Estado.

O ministro de Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu, tinha antecipado na semana passada que seu país preparava uma ofensiva no norte do Iraque contra o PKK.

“No Iraque, haverá uma operação entre fronteiras [turcas] contra o PKK. Faremos junto com o governo iraquiano”, afirmou então o chefe da diplomacia turca.

“Inclusive se a operação de Afrin não terminar [até lá], temos a capacidade de realizar essas operações ao mesmo tempo”, acrescentou.

O governo turco ameaçou, em mais de uma ocasião, aumentar a operação em curso na região síria de Manbech e inclusive ao Iraque, para expulsar as milícias curdas de zonas próximas à sua fronteira. 

Informações Agência Brasil. (Foto: Reprodução)

Veja também