O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
Celebração

Conselho Estadual de Cultura comemora 50 anos de criação

Conselho foi criado em 10 de novembro de 1967, em lei sancionada por então governador Otávio Lage de Siqueira

Postado em 16 de março de 2018 por Guilherme Araújo
Conselho Estadual de Cultura comemora 50 anos de criação
Conselho foi criado em 10 de novembro de 1967

O Conselho Estadual de Cultura, órgão ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, vai comemorar 50 anos de criação na próxima terça-feira, dia 20, em solenidade no Palácio das Esmeraldas marcada para as 20 horas. Na ocasião serão homenageados os ex-presidentes do Conselho; os ex- governadores Otávio Lage de Siqueira (in memorian) e Leonino Di Ramos Caiado; e o governador Marconi Perillo.

O Conselho de Cultura foi criado pela Lei nº 6.750, de 10 de novembro de 1967, sancionada pelo então governador Otávio Lage de Siqueira. Trata-se de um órgão colegiado responsável por desenvolver a política estadual de Cultura em Goiás. Ao Conselho compete, além da análise de projetos culturais, a função de normatizar, deliberar, consultar e fiscalizar todas as ações no universo cultural do Estado, inclusive formulando as propostas e executando políticas públicas na área.

Câmaras Técnicas

O órgão, presidido pela professora Nancy Ribeiro de Araújo e Silva, é composto por 12 conselheiros. Ele é integrado por Câmaras Técnicas: Artes Visuais; Ciências Humanas, Memória, Patrimônio Cultural e Artes Integradas; Audiovisual; Artes Cênicas; Música; e Legislação e Norma.

O Conselho Estadual de Cultura entrega ainda, anualmente, o Troféu Jaburu (escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes), considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. A poetisa Cora Coralina foi a primeira homenageada pelo Troféu Jaburu, em 1980. No ano passado, o troféu foi entregue ao ator goiano Stepan Nercessian. A escolha dos agraciados ocorre em reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, e é feita a partir do voto dos conselheiros.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também