Seleção brasileira vence a primeira no Pan-Americano
Meninas do Brasil derrotam Paraguai por 30 a 22 e estreiam com o pé direito na competição
Nesta quarta-feira, o Pan-Americano de Handebol Júnior Feminino 2018 começou. Dentro do Goiânia Arena, a seleção brasileira estreou com vitória sobre o Paraguai, por 30 a 22. O destaque do jogo foi para a goleira da nossa seleção, Renata Arruda, que fez importantes defesas, essenciais para o triunfo.
O primeiro gol da partida foi marcado pelas paraguaias. Contudo, logo depois o Brasil tomou o controle e virou para 4 a 1. O jogo parecia tranquilo, e as anfitriãs chegaram a abrir 8 a 4. Entretanto, as adversárias cresceram na partida e foram atrás do resultado, empatando o confronto. Em seguida, viraram e permaneceram na frente até quase o final do primeiro tempo, quando as meninas do Brasil conseguiram deixar o placar em 12 a 12.
Na volta da segunda etapa, a seleção entrou mais ligada. Aos 3 minutos, ocorreu uma feia lesão em uma das atletas paraguaias, que saiu chorando da quadra, sendo auxiliada pelos médicos. Menos de 3 minutos depois, lesão em uma das brasileiras. Após essas duas paradas, o jogo voltou a fluir normalmente.
Embora as paraguaias ameaçassem, sobretudo com a jogadora de número 14, o ímpeto brasileiro era mais do que o bastante para superar a outra equipe. Quando esta característica não se mostrava suficiente, o Paraguai era parado pela goleira Renata Arruda, que estava em uma noite iluminada. A torcida das donas da casa apoiava, sob o som de baterias e gritos de incentivos dos presentes.
A diferença começou a alargar. O que antes era um embate equilibrado se transformou em uma ampla vantagem do Brasil, que só precisou administrar o resultado. Duas das três jogadoras da Força Atlética entraram em campo – Juliana Morgana e Abyda Ferreira. Ótima estreia brasileira contra uma bem ajustada equipe paraguaia.
Outros confrontos
Além de Brasil e Paraguai, outros dois duelos disputados mais cedo marcaram a primeira rodada do campeonato, o qual conta com seis seleções no total. A Argentina venceu a República Dominicana por 38 a 19 e o Chile derrotou o Uruguai por 33 a 20. Hoje, às 14h30, a República Dominicana pega o Chile, enquanto o Paraguai enfrenta a Argentina, às 17 horas. O Brasil volta a jogar às 19h30, contra o Uruguai. (Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) (Foto: Randes Nunes)