Brasil pega a Rússia de olho na Copa do Mundo
Seleção enfrenta as anfitriãs da Copa em amistoso, três meses antes do início do principal campeonato de futebol
do mundo
Luiz Felipe Mendes*
Apesar da Copa do Mundo ainda não ter começado, o clima no futebol mundial é de ansiedade para o início do torneio. A seleção brasileira, que estreia somente no dia 17 de junho, faz quatro amistosos antes do pontapé inicial da competição. O primeiro deles é hoje, às 13 horas, contra a equipe da Rússia. A partida será disputada no Estádio Luzhniki, em Moscou – o principal palco da Copa 2018.
O embate contra os anfitriões da Copa do Mundo deste ano não terá a presença de Neymar. Lesionado e com previsão de retorno somente para o mês de maio, o atacante ficou fora desta convocação, mas continua sendo o principal jogador brasileiro da atualidade. Para o lugar do craque, o treinador Tite optou por Douglas Costa.
Na defesa, um quarteto experiente começa jogando: Marcelo, Miranda, Thiago Silva e Daniel Alves, além do goleiro Alisson, o qual será o capitão do time no jogo de hoje. Thiago Silva herdou a vaga de Marquinhos, que começará no banco de reservas, para que o técnico possa testar novas opções na zaga.
No meio-campo, Casemiro e Paulinho são os volantes, enquanto Coutinho fica responsável pela armação. No ataque, Douglas Costa, Willian e Gabriel Jesus completam os 11 iniciais. Vale lembrar que, na escalação geral, somente o lateral-esquerdo Marcelo esteve em campo no vexame contra a Alemanha, pelas semifinais da Copa de 2014.
O amistoso contra a Rússia é o penúltimo antes da convocação dos 23 jogadores definitivos que vão disputar a Copa do Mundo pela amarelinha. Na próxima terça-feira, o Brasil enfrenta a Alemanha. Então, o técnico Tite terá um tempo para decidir os atletas selecionados, e a convocação final deve ser feita até o dia 4 de junho. Por outro lado, a pré-lista de 35 jogadores pode ser enviada até 14 de maio.
Nos dias 3 e 10 de junho, na Europa, o Brasil faz os últimos amistosos antes do começo da Copa. Os confrontos serão contra a Croácia e a Áustria, respectivamente, e após o término dos mesmos, a seleção viaja até Sochi para uma semana de treinos. Depois, fazem um último treino na cidade de Rostov antes da estreia na competição mais importante do futebol mundial, contra a Suíça, na Arena de Rostov. (*Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje)
Ficha técnica
Rússia x Brasil
Local: Estádio Luzhniki, às 13 horas, em Moscou, Rússia. Árbitro: Aleksei Kulbakov (Belarus). Assistentes: Dzmitry Zhuk (Belarus) e Aleh Maslianka (Belarus)
Rússia: Akinfeev; Kudryahov, Granat e Neustadter; Smolnikov, Glushakov, Golovin e Shirkov; Dzagoev, Miranchuk e Smolov
Técnico: Stanislav Tchertchesov
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Coutinho; Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus
Técnico: Tite