O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Contagem regressiva

Brasil pega a Rússia de olho na Copa do Mundo

Seleção enfrenta as anfitriãs da Copa em amistoso, três meses antes do início do principal campeonato de futebol
do mundo

Postado em 23 de março de 2018 por Sheyla Sousa
Brasil pega a Rússia  de olho na Copa do Mundo
Seleção enfrenta as anfitriãs da Copa em amistoso

Luiz Felipe Mendes*

Apesar da Copa do Mundo ainda não ter começado, o clima no futebol mundial é de ansiedade para o início do torneio. A seleção brasileira, que estreia somente no dia 17 de junho, faz quatro amistosos antes do pontapé inicial da competição. O primeiro deles é hoje, às 13 horas, contra a equipe da Rússia. A partida será disputada no Estádio Luzhniki, em Moscou – o principal palco da Copa 2018.

O embate contra os anfitriões da Copa do Mundo deste ano não terá a presença de Neymar. Lesionado e com previsão de retorno somente para o mês de maio, o atacante ficou fora desta convocação, mas continua sendo o principal jogador brasileiro da atualidade. Para o lugar do craque, o treinador Tite optou por Douglas Costa. 

Na defesa, um quarteto experiente começa jogando: Marcelo, Miranda, Thiago Silva e Daniel Alves, além do goleiro Alisson, o qual será o capitão do time no jogo de hoje. Thiago Silva herdou a vaga de Marquinhos, que começará no banco de reservas, para que o técnico possa testar novas opções na zaga.

No meio-campo, Casemiro e Paulinho são os volantes, enquanto Coutinho fica responsável pela armação. No ataque, Douglas Costa, Willian e Gabriel Jesus completam os 11 iniciais. Vale lembrar que, na escalação geral, somente o lateral-esquerdo Marcelo esteve em campo no vexame contra a Alemanha, pelas semifinais da Copa de 2014.

O amistoso contra a Rússia é o penúltimo antes da convocação dos 23 jogadores definitivos que vão disputar a Copa do Mundo pela amarelinha. Na próxima terça-feira, o Brasil enfrenta a Alemanha. Então, o técnico Tite terá um tempo para decidir os atletas selecionados, e a convocação final deve ser feita até o dia 4 de junho. Por outro lado, a pré-lista de 35 jogadores pode ser enviada até 14 de maio.

Nos dias 3 e 10 de junho, na Europa, o Brasil faz os últimos amistosos antes do começo da Copa. Os confrontos serão contra a Croácia e a Áustria, respectivamente, e após o término dos mesmos, a seleção viaja até Sochi para uma semana de treinos. Depois, fazem um último treino na cidade de Rostov antes da estreia na competição mais importante do futebol mundial, contra a Suíça, na Arena de Rostov. (*Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje)

 

Ficha técnica 

Rússia x Brasil 

Local: Estádio Luzhniki, às 13 horas, em Moscou, Rússia. Árbitro: Aleksei Kulbakov (Belarus). Assistentes: Dzmitry Zhuk (Belarus) e Aleh Maslianka (Belarus) 

Rússia: Akinfeev; Kudryahov, Granat e Neustadter; Smolnikov, Glushakov, Golovin e Shirkov; Dzagoev, Miranchuk e Smolov

Técnico: Stanislav Tchertchesov

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Coutinho; Willian, Douglas Costa e Gabriel Jesus

Técnico: Tite 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também