segunda-feira, 2 de novembro de 2026
Próxima semana

Peças usadas de carros começam a ser cadastradas

O Detran deve começar a cadastrar lojas que vendem peças usadas na próxima semana. Medida busca melhorar a segurança e confiabilidade de consumidores

Sheyla Sousapor em
Peças usadas de carros começam a ser cadastradas
O Detran deve começar a cadastrar lojas que vendem peças usadas na próxima semana. Medida busca melhorar a segurança e confiabilidade de consumidores

Peças usadas de carros começam a ser cadastradas

Gabriel Araújo*

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) começa o cadastro de comerciantes de peças usadas na próxima semana. As lojas devem efetuar o pré-cadastro no Detran até o próximo dia 31 e, para continuarem vendendo peças de veículos de forma legal, devem cadastrar também as peças em revenda. O órgão afirma que medida deve melhorar a segurança e a confiabilidade dos consumidores.

De acordo com o Gerente de Ação Integrada do Detran, Wilson Luis Vieira, esse cadastro é fundamental para o controle das peças vendidas no Estado. “Esse pré-cadastro vai estar disponível no site do Detran a partir da próxima semana. Isso é uma medida já autorizada pela presidência”, contou.

As empresas precisam ser credenciadas junto ao Detran para exercer este tipo de revenda. O cadastro vai funcionar em duas etapas. A primeira será das empresas, onde dados como local de atuação, ramo de atividade, meios de contato e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) serão recolhidos para a formação de um banco de dados.

A segunda etapa é o cadastro das peças, nesse momento serão recolhidas informações sobre o tipo de peça, a origem e as condições. Vieira afirma que o controle e a segurança são os principais pontos. “Inicialmente pensamos na segurança do próprio consumidor. Ele vai comprar um produto que tenha uma procedência regular, que não vai estar colocando em risco ele e sua família. Além de dar segurança ao próprio empreendedor”, contou.

Outro ponto importante para o órgão é a redução na comercialização de peças roubadas. “Tanto a fiscalização quanto a própria comercialização dessas peças serão facilitadas. Essas peças irão estar em um sistema virtual para que os consumidores possam visualizar. Vai permitir também a implantação de um seguro popular, ou seja, as seguradoras poderão comercializar em Goiás a reparação de veículos a partir de peças usadas. O que torna o produto final mais barato”, completa.

QR Code

O sistema de cadastro e identificação conhecido como QR Code foi criado em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão, o sistema é um gráfico em formato de caixa que contém informações pré-estabelecidas como textos, números de telefone e páginas da internet. A criação buscava uma nova forma de identificar peças de veículos para um melhor controle da produção.

Atualmente, o código é usado principalmente pela mídia impressa, como revistas, jornais, panfletos e outdoors, mas também faz parte de sistemas de segurança. No último ano, o whatsapp adotou o QR Code como método de sincronização entre os smatphones e computadores.

De acordo com o Gerente de Ação Integrada do Detran, Wilson Luis Vieira, o QR Code permite uma melhor acessibilidade tanto para o Detran e empresários quanto para clientes. “E um dispositivo de segurança que o empresário adquire e coloca na peça no momento da desmontagem. Esse dispositivo vai permitir que este dado possa ser lançado no site do Detran e o próprio cliente possa conferir no momento da compra, obtendo até fotografias dos veículos antes das desmontagem”, completou. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

HIV, sífilis e hepatites: Goiânia oferece testagem gratuita em ação que começa amanhã

vacinas acontecem na sexta

HIV, sífilis e hepatites: Goiânia oferece testagem gratuita em ação que começa amanhã

Ação gratuita no Jardim Nova Esperança vai de terça a sexta; nos três primeiros dias, atendimen...
Goiás discute sustentabilidade em dois eventos esta semana; veja como participar

online e gratuito

Goiás discute sustentabilidade em dois eventos esta semana; veja como participar

SECTI-GO integra debates sobre agricultura tropical e combustíveis de aviação nos dias 3 e 4 de n...
Goiás

SUPEROU 2025

Goiás registra 62 feminicídios em 2026 após duas mortes em menos de 24 horas

Casos foram registrados em Niquelândia e Aparecida de Goiânia durante o fim de semana
SET reforça regras para avanço de sinal na madrugada em Goiânia

ATENÇÃO MOTORISTA

SET reforça regras para avanço de sinal na madrugada em Goiânia

SET reforça que o avanço de sinal entre 23h e 4h59 é permitido apenas para evitar multa e não is...
Confira as datas e o tema da Romaria de Trindade em 2027

ROMARIA

Confira as datas e o tema da Romaria de Trindade em 2027

Evento religioso está previsto para acontecer entre 25 de junho e 4 de julho na Capital da Fé de G...
Cresce procura por atendimento psicológico a mulheres em situação de violência em Goiás

Segurança da mulher

Cresce procura por atendimento psicológico a mulheres em situação de violência em Goiás

Alta foi de 88% em relação ao mesmo período de 2025; Goiânia conta com centro de referência, ca...
Duplo homicídio em praça de Goiânia: suspeito morre e cinco são presos em operação da PM

CRIME

Duplo homicídio em praça de Goiânia: suspeito morre e cinco são presos em operação da PM

Câmeras de segurança registraram o momento dos disparos no Setor Urias Magalhães; polícia aponta...
Saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado em Goiânia

FERIADO

Saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado em Goiânia

Serviços essenciais funcionam em regime de plantão nas unidades e órgãos municipais. Expediente ...