Governador Marconi Perillo é homenageado por instituições ligadas
Participaram da cerimônia os secretários Raquel Teixeira (Educação, Cultura e Esporte) e Irapuan Costa Júnior (Segurança Pública) e o deputado estadual Santana Gomes
O governador Marconi Perillo foi homenageado, nesta terça-feira (27), pela Academia Goiana de Letras (AGL), pela Academia Feminina de Letras e Artes (Aflag), pelo Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHG) e pela União Brasileira dos Escritores (UBE) devido aos relevantes serviços prestados às instituições em seus quatro governos. A cerimônia ocorreu no auditório do Instituto Histórico, na Praça Cívica, na Capital. Participaram da cerimônia os secretários Raquel Teixeira (Educação, Cultura e Esporte) e Irapuan Costa Júnior (Segurança Pública) e o deputado estadual Santana Gomes.
Em seu discurso, o governador, que é presidente de honra do Instituto, agradeceu pela homenagem e enfatizou a importância de viver em meio às artes. “Não há honra maior do que ter podido conviver com vocês, ter aprendido e sentido a sensibilidade de cada um pelas artes. Quando assumi meu primeiro governo, em 1999, vi o tanto os artistas sofriam para manter todas essas entidades. Me alegra muito também ser presidente de honra desse Instituto. O que fiz foi por amor e, onde eu estiver, estarei promovendo a cultura”, garantiu o governador.
Ainda em seu discurso, Marconi mencionou a nova sede da Academia Goiana de Letras, no antigo Juarez Barbosa. “Outro sonho é enviar à Assembleia um projeto de lei que garanta recursos perenes à cultura para que as entidades tenham do governo a garantia de recursos mínimos para mantê-las”.
O presidente do IHG, Geraldo Coelho Vaz, agradeceu pelo “apoio costumeiro de Marconi Perillo ao Instituto em seus quatro governos”. “Rapaz forte, íntegro e inteligente. Tem espírito público e é um grande estadista. Agradecemos pelo apoio integral”, frisou.
A presidente da Aflag, Alba Dayrell, disse que Marconi foi um incentivador da literatura, da cultura e das artes em Goiás. “Um estadista de ideia elevada, responsável pelo crescimento cultural no Estado. Que o seu caminho em prol do desenvolvimento do País seja iluminado”, desejou.
O presidente da seccional goiana da UBE, Edival Lourenço, destacou que o governador “entendeu a cultura como setor essencial”. “Não adianta avançar economicamente sem o crescimento cultural. Nas gestões de Marconi, a cultura foi entendida como essencial, tanto que o Estado é hoje o que mais investe em cultura no Brasil”, afirmou.
Membro da AGL, Lêda Selmaevidenciou o empenho contínuo do governador de dignificar as entidades culturais: “Sempre encurtou os caminhos entre o governo e o setor cultural. Que o senhor possa continuar contribuindo com a cultura, agora em cenário nacional”.
Já o presidente da AGL, Aidenor Aires, disse que Marconi, em todas as suas administrações, foi honesto com as raízes culturais de Goiás, apoiando continuamente o setor.
O presidente da Associação Goiana de Imprensa, Valterli Guedes, afirmou que Marconi foi um dos cinco maiores líderes da história de Goiás: “Conseguiu, nos quatro mandatos, ser presente em todos os segmentos do Estado. Desejamos vê-lo em batalhas nacionais, em especial na presidência da República”.