Aparecidense e Goiás abrem final do Campeonato Goiano
O jogo de ida da esperada decisão estadual será disputado neste domingo, no Anníbal Batista de Toledo
Luiz Felipe Mendes*
Para o público geral, 1º de abril marca o famoso Dia da Mentira. Porém, para os fãs de futebol, a data apresenta o primeiro jogo da grande final do Goianão, entre Aparecidense e Goiás. O confronto de ida, neste domingo, acontece no Estádio Anníbal Batista de Toledo, às 16 horas, em Aparecida de Goiânia. O jogo da volta está marcado somente para o fim de semana seguinte.
Os ingressos para o embate de domingo já estão à venda. O preço está estabelecido em R$ 40, mas os torcedores que comprarem de forma antecipada pagam R$ 20. Os postos de venda são o Aparecida Shopping, o Empório Goiás e via online.
O caminho de Aparecidense e Goiás para a final do Goiano foi semelhante, sendo que a classificação de ambos veio nos pênaltis. Contudo, o Camaleão avançou com dois empates, enquanto o alviverde conquistou a vaga na decisão após uma derrota e uma vitória. Na primeira fase do campeonato, o Goiás venceu os dois embates contra a Aparecidense – 2 a 1, fora de casa, e 1 a 0, em casa.
Enquanto o esmeraldino está em busca do 28º título estadual, a Aparecidense tenta o título inédito. A última vez que chegou às finais foi justamente contra o Goiás, em 2015. Naquela ocasião, a equipe da capital venceu o primeiro jogo, fora de casa, e empatou o segundo. Entretanto, o atual técnico alviverde, Hélio dos Anjos, pensa que a decisão deste ano tem outro panorama.
“Acho que vai ser diferente de 2015. Hoje a Aparecidense tem um time muito mais encorpado, mais malandro. Mas nós chegamos fortes. Não somos melhores do que ninguém, mas também não somos piores”, analisou o treinador. Na fase de grupos do torneio, o Goiás avançou no primeiro lugar geral, conquistando assim a vantagem de decidir uma eventual final dentro de seus domínios – o Serra Dourada.
Sobre os adversários, Hélio dos Anjos valorizou o time treinado por Márcio Goiano. “A Aparecidense também mereceu estar na final. É um grande time. Acredito em grandes jogos na decisão, pois eles têm um time experiente e malandro. Gosto muito do camisa 10 deles, o Alex Henrique. Está sempre dentro da área e fazendo gols”, destacou.
Como o Campeonato Goiano não prevê o gol fora de casa como critério de desempate, em caso de igualdade no saldo das duas partidas, o campeão da edição de 2018 será conhecido nos pênaltis. Um destino que seria interessante, visto que Aparecidense e Goiás estão nas finais após passarem por esta etapa.