O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
Espetáculo

Um resgate no túnel do tempo

‘Casa de Vinícius’ traz no repertório canções de várias fases de um dos grandes nomes da MPB

Postado em 3 de abril de 2018 por Sheyla Sousa
Um resgate no túnel do tempo
‘Casa de Vinícius’ traz no repertório canções de várias fases de um dos grandes nomes da MPB

GABRIELLA STARNECK*

O espetáculo Casa de Vinícius será apresentado, nesta terça-feira (3), pelo grupo musical Ciranda da Gente – do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte –, no Teatro Sesi. Com o intuito de levar o público a conhecer um pouco mais da obra de Vinícius de Moraes, por meio da música, o grupo interpreta canções e poemas de um dos grandes compositores da música brasileira – que soube cantar o amor, a alegria, a tristeza, a solidão, e a beleza da vida.

Embora o espetáculo já tenha sido apresentado outras vezes na Capital, o coordenador da apresentação e também instrumentista do grupo, Bruno Rejan, afirma que a receptividade do público tem sido boa. “Eu imagino que há dois tipos de público que recebem o espetáculo: aqueles que já conhecem o repertório e nos agradecem pelo momento de nostalgia de poder voltar a ouvir músicas desse compositor, e o outro grupo é aquele público que talvez nunca tenha escutado esse estilo de bossa nova, mas que também tem uma boa aceitação do espetáculo, mesmo não conhecendo as obras. O público tem trazido um feedback muito bacana pra gente!”, afirma Bruno.

Espetáculo

Músicas que Vinícius de Moraes dividiu em importantes parcerias com Chico Buarque, Toquinho, Tom Jobim   e muitos outros fazem parte do repertório Casa de Vinícius, dentre elas, Eu Sei Que Vou Te Amar, A Felicidade, A Casa, O Morro Não Tem Vez, Tarde em Itapuã, Sem Você e Só Danço Samba. “A nossa proposta é mostrar algumas fases da trajetória do cantor por meio da nossa interpretação – já que trazemos arranjos próprios, com o nosso estilo nessas músicas”, afirma Bruno.

Embora o espetáculo seja um trabalho musical, o coordenador afirma que ele também envolve um aspecto cênico, porque o Casa de Vinícius faz um ‘link’ entre as músicas e os poemas do artista com o cenário que remete às várias fases de Vinicius e às diversas temáticas de suascanções. “Fazemos uma cultura desses elementos e, junto a isso, colocamos a nossa forma de ver esse Vinícius. É uma espécie de releitura dos trabalhos dele, já trazemos a nossa visão”, ressalta o coordenador. 

Bruno conta que fazer uma viagem ao túnel do tempo para trazer canções de Vinícius de Moraes para diferentes públicos é importante para ampliar o repertório musical das pessoas, porque às vezes elas se fecham para aquilo que não é veiculado pela grande mídia. “Eu imagino que esse processo de resgate histórico-cultural seja importante continuamente na vida do ser humano, pois cada geração precisa mergulhar no seu antepassado para se reconhecer e conhecer a cultura das pessoas que estão ao seu redor, mas que viveram em épocas distintas”, finaliza o coordenador do espetáculo. 

Doze músicas integram o repertório que será apresentado no espetáculo Casa de Vinícius. O grupo musical que irá realizar a apresentação é composto pelos cantores Valéria Mendes (soprano), Francyelle Carla (contralto), Danilo Duarte (tenor) e Getúlio Chartier (baixo) e pelos instrumentistas Fausto Baptista (bateria), Evaldo Robson (flauta, sax tenor e soprano), Bruno Rejan (baixo acústico), Manassés Aragão (trompete) e Marcos Santos (piano).

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Show com o grupo musical Ciranda da Arte

Quando: terça-feira (3)

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia) 

Horário: 20h 

Entrada: doação de 2kg de alimentos ou um livro literário (retirar o ingresso antecipadamente na bilheteria do teatro)  

Veja também