Um resgate no túnel do tempo
‘Casa de Vinícius’ traz no repertório canções de várias fases de um dos grandes nomes da MPB
![Um resgate no túnel do tempo](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/08/d8d7f4e66990d5cbb07bb60c1623a796.jpg)
GABRIELLA STARNECK*
O espetáculo Casa de Vinícius será apresentado, nesta terça-feira (3), pelo grupo musical Ciranda da Gente – do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte –, no Teatro Sesi. Com o intuito de levar o público a conhecer um pouco mais da obra de Vinícius de Moraes, por meio da música, o grupo interpreta canções e poemas de um dos grandes compositores da música brasileira – que soube cantar o amor, a alegria, a tristeza, a solidão, e a beleza da vida.
Embora o espetáculo já tenha sido apresentado outras vezes na Capital, o coordenador da apresentação e também instrumentista do grupo, Bruno Rejan, afirma que a receptividade do público tem sido boa. “Eu imagino que há dois tipos de público que recebem o espetáculo: aqueles que já conhecem o repertório e nos agradecem pelo momento de nostalgia de poder voltar a ouvir músicas desse compositor, e o outro grupo é aquele público que talvez nunca tenha escutado esse estilo de bossa nova, mas que também tem uma boa aceitação do espetáculo, mesmo não conhecendo as obras. O público tem trazido um feedback muito bacana pra gente!”, afirma Bruno.
Espetáculo
Músicas que Vinícius de Moraes dividiu em importantes parcerias com Chico Buarque, Toquinho, Tom Jobim e muitos outros fazem parte do repertório Casa de Vinícius, dentre elas, Eu Sei Que Vou Te Amar, A Felicidade, A Casa, O Morro Não Tem Vez, Tarde em Itapuã, Sem Você e Só Danço Samba. “A nossa proposta é mostrar algumas fases da trajetória do cantor por meio da nossa interpretação – já que trazemos arranjos próprios, com o nosso estilo nessas músicas”, afirma Bruno.
Embora o espetáculo seja um trabalho musical, o coordenador afirma que ele também envolve um aspecto cênico, porque o Casa de Vinícius faz um ‘link’ entre as músicas e os poemas do artista com o cenário que remete às várias fases de Vinicius e às diversas temáticas de suascanções. “Fazemos uma cultura desses elementos e, junto a isso, colocamos a nossa forma de ver esse Vinícius. É uma espécie de releitura dos trabalhos dele, já trazemos a nossa visão”, ressalta o coordenador.
Bruno conta que fazer uma viagem ao túnel do tempo para trazer canções de Vinícius de Moraes para diferentes públicos é importante para ampliar o repertório musical das pessoas, porque às vezes elas se fecham para aquilo que não é veiculado pela grande mídia. “Eu imagino que esse processo de resgate histórico-cultural seja importante continuamente na vida do ser humano, pois cada geração precisa mergulhar no seu antepassado para se reconhecer e conhecer a cultura das pessoas que estão ao seu redor, mas que viveram em épocas distintas”, finaliza o coordenador do espetáculo.
Doze músicas integram o repertório que será apresentado no espetáculo Casa de Vinícius. O grupo musical que irá realizar a apresentação é composto pelos cantores Valéria Mendes (soprano), Francyelle Carla (contralto), Danilo Duarte (tenor) e Getúlio Chartier (baixo) e pelos instrumentistas Fausto Baptista (bateria), Evaldo Robson (flauta, sax tenor e soprano), Bruno Rejan (baixo acústico), Manassés Aragão (trompete) e Marcos Santos (piano).
*Integrante do programa de
estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov
SERVIÇO
Show com o grupo musical Ciranda da Arte
Quando: terça-feira (3)
Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia)
Horário: 20h
Entrada: doação de 2kg de alimentos ou um livro literário (retirar o ingresso antecipadamente na bilheteria do teatro)