segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Protesto

Após ordem de prisão, PT antecipa ato com Lula para esta noite

O ex-presidente passou o dia no Instituto Lula, na capital paulista, acompanhado de integrantes do partido, como a ex-presidente Dilma Rousseff

Mariana Oliveirapor Mariana Oliveira em
Após ordem de prisão
O ex-presidente passou o dia no Instituto Lula

Previsto para ocorrer na noite de amanhã (6), o Partido dos Trabalhadores (PT) antecipou para daqui a pouco ato com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, por causa da determinação da prisão de Lula pelo  juiz Sérgio Moro. O juiz determinou que Lula se apresente à Polícia Federal, em Curitiba, até as 17h desta sexta-feira. O partido está convocando os militantes para uma “vigília permanente em defesa da democracia, da Constituição e de Lula Livre”. 

O ex-presidente passou o dia no Instituto Lula, na capital paulista, acompanhado de integrantes do partido, como a ex-presidente Dilma Rousseff. Ele não conversou com a imprensa, que passou o dia do lado de fora acompanhando a movimentação. O ex-presidente deixou o local por volta das 18h30. Pouco depois, saiu o senador Lindbergh Farias (RJ) que falou com os jornalistas. 

Na porta do instituto, Farias classificou a decisão de Moro de absurda. “Esse negócio foi um absurdo. Ainda tinham os embargos dos embargos na terça-feira e ele antecipou. Isso é um escândalo. Mais um absurdo aí e nós vamos para São Bernardo para estar junto com o presidente”.

Enquanto o senador falava com a imprensa e criticava a decisão de Moro, um homem começou a gritar ofensas ao partido. Uma pessoa que acompanhava o senador empurrou o homem, que acabou batendo a cabeça em um caminhão que passava no local e caindo no chão, com sangramento. A cena foi acompanhada por diversos jornalistas. Uma pessoa que passava pelo local socorreu o homem e o levou para o Hospital São Camilo, que fica em frente ao instituto. O estado de saúde dele não foi informado.

Militantes começaram a chegar ao instituto ao final do dia, assim como policiais militares após a confusão. 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Leonardo Benassatto/Reuters 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Lula

Veja também

Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Eleições 2026

Disputa pelo Governo de Goiás reúne candidaturas da UP e do PCO

Luciana Amorim e Danilo Pinheiro completam a corrida pelo Palácio das Esmeraldas
Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

PRESIDÊNCIA

Candidatos à Presidência dividem agenda entre debates e articulações

Compromissos incluem encontros empresariais, entrevistas, eventos políticos e atividades internas d...
Voto

ELEIÇÕES

Eleitor tem até quinta-feira (20) para pedir voto em trânsito

Pedido permite votar fora da cidade onde o eleitor tem domicílio eleitoral durante as eleições de...
Ernesto Roller

ENTREVISTA

Roller aposta em experiência e coragem na disputa ao Senado pelo PSDB

Em entrevista ao programa Momento Político, candidato do PSDB diz que aceitou convite de Marconi Pe...
Lulinha

LULINHA

PF encontra diálogos de Lulinha com lobista sob investigação

Conversas entre Lulinha e Roberta Luchsinger são analisadas pela PF em investigação sobre suspeit...
Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Eleições 2026

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Cientistas políticos avaliam que escolha de reduto eleitoral para iniciar campanha presidencial per...
“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

ELEIÇÕES 2026

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

Ex-governador começou o dia com missa no SIA e terminou no estádio do Gama, onde relembrou obras d...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Vamos vencer estas eleições”, afirma Marconi ao lançar campanha em Goianésia (GO)

Ex-governador apresentou propostas e disse que pretende retomar investimentos em saúde, educação,...