Arte circense ganha espaço na tarde de domingo
GABRIELLA STARNECK* Com o intuito de aproximar a sociedade da arte circense, o projeto Domingo no Circo traz uma série de atividades voltadas para essa área com presos acessíveis ao público. Neste domingo (8), a programação engloba a oficina de Acroyoga, das 10h às 14h, no Circo Laheto; as oficinas circenses para adultos e crianças, […]
GABRIELLA STARNECK*
Com o intuito de aproximar a sociedade da arte circense, o projeto Domingo no Circo traz uma série de atividades voltadas para essa área com presos acessíveis ao público. Neste domingo (8), a programação engloba a oficina de Acroyoga, das 10h às 14h, no Circo Laheto; as oficinas circenses para adultos e crianças, às 15h, e também o espetáculo Batuque, canto e viola, apresentado pela Cia. Boca do Lixo.
Segundo o diretor do Circo Laheto, Valdemir de Souza, mais conhecido como Maneco, atividades como as promovidas pelo Domingo no Circo são fundamentais – principalmente para o público mais jovem. “As crianças têm acesso a mais alta tecnologia e a informática, mas é precisamos ressaltar a importância da brincadeira, da atividade circense e artística na formação das crianças”, afirma o diretor.
Programação
O diretor do circo conta ao Essência que a criação do Domingo no Circo se deu para ampliaro leque de atividades do Laheto e atender um outro público. “O circo tem se renovado. Hoje, os circos introduzem outras artes como a dança, o teatro e a música para atrair o seu público”, afirma Maneco. Em vista disso, o espetáculo Batuque, canto e viola, apresentado pela Cia. Boca do Lixo, será exibido na tarde deste domingo (8), às 17h. A peça conta a história de uma família circense vinda do interior que embarca em uma aventura por diferentes culturas. Eles vivenciam histórias e brincadeiras populares representadas pela figura do matuto.
Para os amantes das artes circenses, a professora LudiMilla Cançado ministra a oficina de Acroyoga, das 10h às 14h, no Circo Laheto. A atividade combina a dinâmica desafiadora da acrobacia com a sabedoria do Yoga. Podem participar praticantes experientes e iniciantes, já que a proposta é que os alunos aprendam juntos, respeitando possibilidades e limites de cada um. As inscrições são feitas pelo WhatsApp (48) 9992-27032 ou pelo e-mail [email protected].
Já às 15h começam as oficinas circenses, perna de pau, tecido acrobático, cama elástica e prato de equilíbrio – que serão ministradas por artistas educadores do Circo Laheto. É uma ótima oportunidade para adultos e crianças aprenderem novas habilidades, se divertir e ainda fazer exercício físico.
Circo Laheto
A instituição é uma ONG que há 25 anos trabalha com meninos e meninas de escolas públicas de Goiânia, atendendo cerca de 130 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de forma gratuita. Parte da renda do Domingo no Circo é revertida para o projeto social Arte, Circo e Cidadania que, neste ano, tem o apoio do projeto Criança Esperança.
Segundo o diretor do Laheto, o circo é sinônimo de lazer e alegria, por isso ele tem uma grande importância para sociedade. “Em um universo onde se fala que 11% da população teve ou têm depressão, em uma sociedade na qual as pessoas vivem numa correria com estresse diário, você imagina a importância que a atividade circense tem para o público geral”, finaliza Maneco.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov