O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
Cidades

Marginal Botafogo só fica pronta daqui quatro meses

Dinheiro para reformas emergenciais foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 8 de abril de 2018
Marginal Botafogo só fica pronta daqui quatro meses
Dinheiro para reformas emergenciais foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional

Gabriel Araújo*


A Marginal Botafogo tem novos trechos interditados desde a última sexta-feira (6). A Secretaria de Infraestrutura da capital (Seinfra) e a Secretaria de Trânsito fecharam totalmente o tráfego de veículos no sentido Sul-Norte, saindo do Pedro Ludovico para o Centro de Goiânia, e trechos que antes permitiam a passagem de motoristas em pista única agora passam por vistoria da Seinfra.

A prefeitura de Goiânia ainda realiza uma vistoria para determinar se a chuva da última quinta-feira (5) causou danos estruturais na Marginal, em alguns pontos o Córrego transbordou e chegou aos dois lados da via. Trecho entre a Avenida Jamel Cecílio e o Viaduto da 88, que já passava por reparos devido ao vazamento de água de uma tubulação da Saneago agora está completamente fechado para a população.

O atual secretário de Infraestrutura, Dolzonan Matos, afirmou que a prefeitura trabalha para tornar a via segura para população. “Os pontos mais críticos são esses da Avenida 88 e o da Avenida Independência. Ainda não temos como precisar um prazo para o fim das obras. Estamos muito preocupados com a estabilidade do canal, precisamos fazer a recuperação das partes danificadas, já encontramos verdadeiros buracos. Faremos de tudo para concluir as obras e entregar a Marginal segura para a população”, disse.


Último temporal

A forte chuva que caiu na Capital na última quinta-feira (5) causou caos na cidade. Ruas e casas foram inundadas, árvores e muros caíram e carros foram arrastados pela força da água. Segundo o Inmet, cerca de toda chuva prevista para o mês de abril caiu em poucas horas, foram 63 milímetros de água. 

Na Marginal Botafogo, os dois sentidos da via ficaram completamente alagados quando o córrego transbordou, em alguns locais, parte do asfalto caiu devido à força da água e muros de casas e árvores da região caíram.


Revitalização

A Prefeitura de Goiânia prevê que uma obra de revitalização da Marginal Botafogo, que conta com 14 km de extensão e quase 30 anos. A obra deve durar dois anos e custar R$ 35 milhões. Após as constantes interdições o paço autorizou a contratação de uma empresa para a realização de uma avaliação técnica de todo o percurso da via.

O prefeito Iris Rezende (MDB) afirmou que está buscando recursos para revitalizar toda a via. “Sabemos da importância da Marginal para os goianienses, ninguém mais do que eu quer vê-la toda reestruturada”, afirmou. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), os recursos devem vir do Ministério da Integração Nacional.

Ainda segundo o órgão, os trâmites burocráticos estão adiantados e nos últimos meses foi providenciado o Termo de Referência, uma das mais demoradas etapas do processo de licitação da obra.


Último ano

No ano de 2017, a Marginal Botafogo foi interditada três vezes. A primeira ocorreu no mês de maio, quando uma paralisação parcial foi realizada para que reparos fossem feitos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) em um trecho logo após o viaduto da Avenida Universitária.

No início de julho, o fluxo na via foi completamente interrompido por 30 dias para obras de reestruturação em dois trechos da pista. Os pontos estavam interditados devido a fortes chuvas. Na época as estruturas de concreto que revestiam as paredes do córrego e que estavam danificadas foram retiradas e substituídas por muros compostos de concretos e pedras. Os trechos que passaram por reparos foram à parte abaixo da ponte da Avenida Independência e um ponto entre a Rua 10 e a ponte da Rua 243. (Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também