O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Informática

Professores recebem orientações sobre Olimpíada Brasileira

Encontro foi ministrado pelo professor Wellington Martins, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás

Postado em 26 de abril de 2018 por Márcio Souza
Professores recebem orientações sobre Olimpíada Brasileira
Encontro foi ministrado pelo professor Wellington Martins

Na manhã da última terça-feira, dia 24, foi realizada uma aula de orientação para professores da Rede Municipal de Educação acerca da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O encontro aconteceu na Gerência de Formação da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), e foi ministrada pelo Professor Wellington Martins, do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás.

Durante o encontro, o professor explicou o que é a OBI e como funciona. É um certame dividido em duas modalidades: iniciação e programação, sendo a primeira com exercícios de lógica e feita em papel e a segunda sendo exercícios de programação e feita em computador. Podem participar alunos da rede pública e privada a partir do 4º ano do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino superior, com o limite de 20 anos de idade.

Wellington Reis esclareceu questões sobre a forma de inscrição dos alunos, o encaixe em cada modalidade e as três fases do concurso. Cada instituição terá um profissional responsável pela inscrição nominal de cada aluno que deseja realizar a prova. O encaixe nos níveis Júnior, I, II e Sênior são conforme as séries de cada um e a competição é realizada nas fases locais, estaduais e nacionais.

O professor da UFG falou sobre a importância de se ter encontros do tipo para a educação no Brasil. “Essa oportunidade é muito importante, porque estamos falando com professores, que são multiplicadores. É uma maneira de conseguir divulgar a Olimpíada sem muitos recursos. Acredito, também, que o tipo de formação adicional que a OBI traz é muito importante para os alunos”, disse.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Informática estão abertas e o cadastramento de cada instituição deve ser feito até o dia 8 de maio, por meio do site https://olimpiada.ic.unicamp.br/. No sítio contém todas as orientações e informações necessárias em relação ao certame. As três fases serão realizadas entre os meses de maio a agosto, conforme cronograma da Sociedade Brasileira de Computação. 

Veja também