O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Prefeitos

Daniel defende criação de fundo estadual para atender municípios

Uma de suas propostas a ser usada na campanha é a criação de um novo fundo estadual para atender os municípios

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 24 de maio de 2018
Daniel defende criação de fundo estadual para atender municípios
Uma de suas propostas a ser usada na campanha é a criação de um novo fundo estadual para atender os municípios

O pré-candidato ao governo de Goiás, deputado federal Daniel Vilela (MDB), adiantou que uma de suas propostas a ser usada na campanha é a criação de um novo fundo estadual para atender os municípios. “Nosso grupo técnico que elabora o plano de governo está formatando uma proposta de criar um mecanismo de repasse automático, composto por receitas estaduais”, afirmou Vilela.

Atualmente o governo estadual repassa 25% da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Esse valor tem sido insuficiente para resolver as demandas dos municípios, por isso vamos propor a criação deste fundo composto por outras receitas estaduais”, diz, ressaltando que isto será feito sem reajuste de impostos, apenas remanejando a arrecadação.

Daniel Vilela afirma que, com esta proposta, pretende dar meios mais objetivos para os prefeitos investirem em benefícios para a população sem se preocupar com posicionamento político. “Às vezes a população elege um prefeito de oposição ao governador e ele precisa se sujeitar aos caprichos do governo porque depende do repasse das verbas estaduais para administrar. Esse projeto diminui a dependência dos prefeitos e os deixa mais livres para cumprir o programa de gestão escolhido pelos seus eleitores, promovendo também uma desburocratização dos mecanismos de investimento estatal”, afirma.  (*Especial para O Hoje). 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também