O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Cata Pneus

Goiânia reduz em 83% infestação do Aedes aegypti

Operação Cata Pneus é uma das atividades que contribuíram para o resultado satisfatório. Ação chega à região Leste, no Jardim Novo Mundo, nesta quarta-feira (30)

Postado em 29 de maio de 2018 por Lucas de Godoi
Goiânia reduz em 83% infestação do Aedes aegypti
Operação Cata Pneus é uma das atividades que contribuíram para o resultado satisfatório. Ação chega à região Leste

Foto: Divulgação

Em quatro meses, o Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) caiu 83% em Goiânia, passando de 3,31 em janeiro para 0,56 em maio. De acordo com classificação do Ministério da Saúde, o estudo realizado pela Prefeitura apontou uma situação satisfatória na Capital. Ações como a Operação Cata Pneus e a intensificação das visitas domiciliares pelos agentes de combate às endemias são fatores que contribuíram para este bom resultado. Nesta quarta-feira (30) o Jardim Novo Mundo recebe mais uma etapa das atividades de combate ao mosquito Aedes.

O mapeamento feito pela diretoria de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) indica que de cada 100 imóveis visitados menos de um possui focos do Aedes aegypti. Na região Leste, local que sedia a Cata Pneus desta quarta-feira, o LIRAa encontrado foi de 0,95%. Antes, o número chegou a atingir 4,23% nesta área da cidade. O Ministério da Saúde considera que valores inferiores a 1% são satisfatórios. De 1 a 3,9% há a sinalização de um estado de alerta e um número superior a 4% representa risco de epidemia.

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da SMS, tem intensificado o trabalho de combate do vetor que transmite a dengue, zika e chikungunya. Entre as ações estão o reforço na fiscalização de imóveis fechados e abandonados, trabalho de conscientização, atendimento de denúncias realizadas pela população, visitas em pontos estratégicos e mapeamento de casas e carros abandonados nas ruas e avenidas da cidade.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também