O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Palácio da Zarzuela

Novo presidente espanhol é empossado perante o rei Felipe VI

Sánchez manifestou sua fidelidade ao cargo e não fez o juramento com a presença da Bíblia e do crucifixo, como é tradicional na Espanha

Postado em 2 de junho de 2018 por Kamilla Lemes
Novo presidente espanhol é empossado perante o rei Felipe VI
Sánchez manifestou sua fidelidade ao cargo e não fez o juramento com a presença da Bíblia e do crucifixo

O novo presidente do Governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, tomou posse, neste sábado, diante do rei Felipe VI, e na presença de seu antecessor, o conservador Mariano Rajoy.

Sánchez manifestou sua fidelidade ao cargo e não fez o juramento com a presença da Bíblia e do crucifixo, como é tradicional na Espanha.

O novo presidente do Governo espanhol optou por esta fórmula, estipulada pela Casa Real, em julho de 2014, pouco depois da proclamação de Felipe VI, para dar aos altos cargos a opção de juramento ou promessa perante a Bíblia e da cruz ou sem elas na frente.

“Prometo, pela minha consciência e honra, cumprir fielmente com as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer cumprir a Constituição como norma fundamental do Estado, assim como manter o sigilo das deliberações do Conselho de Ministros”, leu Sánchez.

Na cerimônia, realizada no Palácio da Zarzuela, residência da realeza espanhola, esteve presente seu antecessor, Mariano Rajoy, e as principais autoridades estatais.

Pedro Sánchez foi eleito ontem novo presidente do Governo da Espanha, após obter apoio da maioria absoluta do Congresso a uma histórica moção de censura com a qual forçou a saída do poder do conservador Rajoy, líder do Partido Popular (PP).

A moção, apresentada há uma semana pelos socialistas após ser conhecida a sentença da Justiça espanhola que condenava o PP por se beneficiar de uma trama de corrupção, foi aprovada por 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção.

Sánchez contou com o apoio do Partido Socialista, da coalizão de esquerda Unidos Podemos e dos grupos independentistas e nacionalistas do País Basco e da Catalunha. 

Fonte: ABR

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também