O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 31 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Fica 2018

Festival começa nesta terça (5) na cidade de Goiás

Abertura oficial será às 20h, no Cineteatro São Joaquim, com a exibição do documentário “Ex-Pajé”, do cineasta Luiz Bolognesi

Postado em 4 de junho de 2018 por Lucas de Godoi
Festival começa nesta terça (5) na cidade de Goiás
Abertura oficial será às 20h

Começa nesta terça-feira (5), a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental – Fica 2018. A programação vai até o dia 10, domingo, na cidade de Goiás. O maior festival de cinema ambiental da América Latina exibe 101 filmes em 8 mostras de cinema, além de receber grandes nomes do audiovisual e meio ambiente para mesas de debate e oficinas temáticas.

Trazendo músicas de todos os estilos, 12 artistas goianos fazem shows durante a programação do festival. O Palco do Coreto também recebe programação musical com as atrações do Fica na Comunidade. No sábado (9), a cantora Ana Carolina será uma das principais atrações e sobe ao palco da Praça de Eventos Beira Rio.

Com o tema “A Força de Um Legado”, o festival celebra seus 20 anos com mostras especiais com grandes sucessos já exibidos ao longo de suas edições. O artista plástico Marcelo Solá, que assina a identidade visual do evento com uma tela produzida especialmente para essa edição, será homenageado com uma exposição individual no Palácio Conde dos Arcos. O festival ainda conta com programação paralela na Tenda Multiétnica, com a participação de Povos do Cerrado, e Espaço Secima. Toda a programação do Fica 2018 é gratuita e aberta a todos os públicos. 

Este ano, o Fica começa com uma programação intensa, que se inicia às 8h da manhã do dia 5 de junho. No entanto, o destaque do primeiro dia de festival é a abertura oficial, a partir das 20h, com a presença de autoridades estaduais e locais e a exibição do documentário Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi, às 21h, no Cineteatro São Joaquim. 

O dia começa com a abertura da Tenda Goiás – Município Saudável e Sustentável na Praça do Chafariz, a partir das 8h. Também é no primeiro dia que ocorrem as aberturas das exposições e instalações desta edição. Entre elas, a exposição do artista homenageado Marcelo Solá, que ficará disponível no Palácio Conde dos Arcos, das 8h às 17h, até o fim do festival. A programação de visita ao Instituto Bertran Fleury também começa no dia 5 de junho. 

A tarde, a partir das 16h30, acontece o lançamento do Projeto Fica Limpo, na Praça do Chafariz, seguido de uma Dança Circular Sagrada com a equipe do Fica Limpo, às 17h30, na Praça do Coreto. Às 17h, na Praça do Chafariz, o Grupo Rosário de Cajá e Ronaldo Oliveira puxam uma Ciranda de Roda. 

O grupo Vila Boa Samba à Toa inaugura a programação de shows desta edição, sendo a última atração do primeiro dia, a partir das 22h no Palco do Coreto.

A realização do evento é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).  

Veja também