Abertura do Fica traz mostra fotográfica de aves brasileiras
O fotógrafo Marcelo Dionizio, percorreu por todos os biomas brasileiros há mais de cinco anos, buscando registrar aves, desde as mais comuns até as que são ameaçadas de extinção
A diversidade de nossas aves é o tema da mostra fotográfica Trocando Olhares – Aves Brasileiras, que estará em cartaz de 5 a 10 de junho, no Museu Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. A exposição, que faz parte da programação do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), terá 20 fotos que retratam os últimos cinco anos do trabalho desenvolvido pelo ambientalista, observador de aves e fotógrafo Marcelo Dionizio, em todos os biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal, Amazônica, Mata Atlântica – para o registro de espécies em liberdade. A visitação é gratuita.
Marcelo Dionízio desenvolve o projeto “TrocandoOlhares” há mais de cinco anos, percorrendo os biomas brasileiros para registrar e fotografar aves, desde as mais comuns até as que são ameaçadas de extinção, além de gravar os sons das diversas espécies nos seus ambientes naturais, sempre aventurando-se pelos lugares mais inóspitos do País. “Desde que me tornei um observador de aves, senti necessidade de levar os registros fotográficos até as pessoas. Percebo que a troca do olhar entre o observador e as aves poderia ser também um olhar da ave com o público. Decidi, então, transformar este projeto em exposições fotográficas”, explica Marcelo, que também utiliza as mídias sociais (Facebook e Instagram Trocando Olhares) para levar essa troca de olhares a diversos públicos.