O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 31 de agosto de 2024
Projetos

Iris cobra celeridade em contratos do Paço

Prefeito pediu ao vice-presidente da Caixa Econômica para liberar recursos para as obras paradas, alvo de investigação dos vereadores

Postado em 15 de junho de 2018 por Sheyla Sousa
Iris cobra celeridade em contratos do Paço
Prefeito pediu ao vice-presidente da Caixa Econômica para liberar recursos para as obras paradas

Lucas de Godoi* 

O prefeito Iris Rezende recebeu nesta quinta-feira a visita de representantes da Caixa Econômica Federal para discutir o futuro de projetos em Segundo ele, ainda não há definição sobre o percentual da receita que será distribuído para emendas dos deputados, mas a articulação junto ao governador José Eliton (PSDB)  na Capital. Ao todo, 14 representantes do banco participaram do encontro, incluindo o vice-presidente da instituição, Fábio Lenza, e a Superintendente da Caixa em Goiás, Marise Fernandes. Iris cobrou celeridade na liberação de recursos para os projetos em andamento que contam com recursos da Caixa. 

De acordo com a assessoria de imprensa de Iris Rezende, a reunião não estava na agenda e serviu para que o prefeito cobrasse “celeridade na liberação de recursos para alguns projetos” da prefeitura. São projetos habitacionais e de infraestrutura, como o do BRT Norte-Sul. “Precisamos de parceiros como a Caixa para levar benefícios para a população de Goiânia”, escreveu Iris nas redes sociais. 

A reunião ocorre no momento em que uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) investiga obras paradas da capital, incluindo a obra do centro cultural chamado de Casa de Vidro. “A Caixa é muito burocrática. O prefeito tem que pressionar para eles agilizarem”, explicou a assessoria do prefeito. “No caso do BRT, o prefeito só reforçou o calendário financeiro, que não pode atrasar”, acrescentou. 

No final de março o prefeito havia sinalizado o interesse em inaugurar a primeira etapa das obras no dia 24 de outubro, data de aniversário da cidade. “Eu espero que até o final da estiagem, ou seja, até o aniversário de Goiânia quem sabe, nós estejamos chamando o ministro [de Cidades, Alexandre Baldy] e quem sabe até o presidente da República para inaugurar essa obra que deu tanta dor de cabeça à cidade”, disse o prefeito enquanto vistoriava a retomadas das obras, no Jardim Balneário Meia Ponte ocasião. 

O projeto 

A construção do Bus Rapid Transit (BRT) foi lançada em março de 2015, com a presença da então presidente Dilma Rousseff (PT). O projeto deverá operar com 93 ônibus, sendo 28 veículos articulados e 65 convencionais, em quatro linhas. 

A expectativa é que o projeto, depois de terminado, atenda cerca de 120 mil passageiros por dia, de 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A operação será feita com ônibus articulados equipados com ar condicionado. A operação também prevê um aumento na velocidade de circulação do transporte coletivo, passando dos atuais 14 para 30 km/h. (*Especial para O Hoje)  

Veja também