O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Projeto

WA Imagem Fotografia e Produção Cultural abre inscrições para eve

Realizadora do Goyazes Festival de Fotografia, do Fotocine e do projeto ‘Prata Revelada’ promove curso com três meses de duração em parceria com a PUC-GO

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 21 de junho de 2018
WA Imagem Fotografia e Produção Cultural abre inscrições para eve
Realizadora do Goyazes Festival de Fotografia

5fbd630d680050bee040dbc881048d63

Depois de realizar eventos pontuais que se tornaram referência no calendário cultural goiano, merecendo até mesmo destaque nacional, a WA Imagem Fotografia e Produção Cultural anuncia a abertura de inscrições para seu novo projeto de extensão, Histórias da Fotografia: Usos, Linguagens e Poéticas, que seguem abertas até o próximo dia 12 de julho.

Dividido em três módulos complementares, distribuídos ao longo de três meses, Histórias da Fotografia promoverá estudos e reflexões sobre a multiplicidade de abordagens teóricas e práticas da fotografia em um conteúdo que tratará das técnicas, das estéticas e dos circuitos sociais desta arte desde as suas origens até as suas investigações contemporâneas.

O curso possui carga horária de 80 horas e terá um módulo por mês. As aulas ocorrerão sempre às quintas e sextas-feiras, nos períodos vespertino (das 14h às 17h) e noturno (das 19h às 22h), na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Serão ofertadas 40 vagas gratuitamente a toda comunidade.


Professores

O projeto Histórias da Fotografia tem coordenação do professor Rafael Castanheira, doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e hoje parte do corpo discente da Universidade Católica de Brasília (UCB) e Universidade Paulista do Distrito Federal (Unip-DF), que ministrará um dos módulos do curso.

Outro módulo terá à frente a professora Déborah Rodrigues Borges, doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atualmente atuando no quadro da PUC-GO, onde desenvolve pesquisas sobre história da fotografia em Goiás, fotografia popular e as relações entre fotografia e memória.

Completa o time Samuel de Jesus, doutor em Études Cinématografiques et Audiovisuelles pela Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle, sob a orientação de Philippe Dubois, e também doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Samuel é professor na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG.


Os módulos

O primeiro módulo, Das Origens à Modernidade, ocorrerá em agosto sob orientação de Déborah Borges. Em pauta, estarão os contextos histórico, social e cultural em que surge a fotografia, suas repercussões sociais ao integra-se ao cotidiano das pessoas, a distinção entre fotógrafos artistas e industriais, e a expansão da atividade fotográfica no Brasil.

Em setembro, será a vez de Rafael Castanheira tratar de Documento, Documentação e Documental, discutindo a construção histórica do termo ‘documental’ na fotografia e propondo uma reflexão acerca dos principais momentos da história da documentação fotográfica no Brasil e no mundo. Aqui, os participantes ainda terão orientação para a realização de projetos pessoais de documentação fotográfica.

Por último, em outubro, o módulo Imagem, Corpo e Paisagens finaliza o curso tendo à frente Samuel de Jesus que abordará a relação entre estes elementos enquanto objetos e gêneros artísticos. Em sala de aula, professor e alunos analisarão um conjunto de obras questionando a relação corpo/paisagem e como ela consolidou uma iconografia em que corpo e paisagem definiram sua completa autonomia.

Este projeto foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia.


SERVIÇO

‘Histórias da Fotografia’

Inscrições gratuitas: até 12 de julho

www.historiasdafotografia.art.br

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também