Fogos de artifícios podem ser fatais para os animais domésticos
Para os animais e até mesmo para os humanos mais sensíveis ao barulho, essa comemoração pode ser ofensiva e mesmo fatal, sem falar do risco de algum acidente
Com a classificação da seleção Brasileira para os jogos das oitavas de finais a animação dos torcedores está cada vez maior. Com isso é de costume soltar fogos de artifício em comemorações de jogos. Como estamos nos meses de junho e julho, nas festas juninas aumentam, também, os casos de fogos de artifícios.
Para os animais e até mesmo para os humanos mais sensíveis ao barulho, essa comemoração pode ser ofensiva e mesmo fatal, sem falar do risco de algum acidente. De maneira inconsciente, para os animais, com o barulho das explosões, o instinto de sobrevivência fala mais alto e saem em disparada desvairada procurando um abrigo ou distanciando do local onde estão acostumados a ficar.
Mas e quando os pets estão presos em algum lugar? Com isso eles tendem a entrar em pânico e podem surtar, sofrendo ataques cardíacos e traumas quando tentam se desvencilhar das coleiras ou se debatem nas paredes, vindo a óbito.
Algumas medidas preventivas estão sendo organizadas por algumas instituições, como por exemplo Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/GO. Com o objetivo de orientar e conscientizar a população, estão lançando uma nova campanha nas redes sociais para que as pessoas deixem de comemorar com fogos e também possam proteger seus animais quando não houver essa escolha.
A campanha foi produzida com divulgação de flyers digitais e um vídeo em parceria com a Pet Carol. O vídeo dá dicas simples, práticas e baratas para que os tutores possam preservar a qualidade de vida de seus animais durante os fogos. Como por exemplo: