Jaraguá abre Circuito Gastronômico Goiás 2018
Em 2018, três novas cidades entraram no Circuito Gastronômico Goiás: Cavalcante, Jaraguá e Corumbá de Goiás
Da Redação
Nesta quinta-feira (19) estreia o 1º Festival Gastronômico Jaraguá , que abre o Circuito Gastronômico Goiás 2018. Criado em 2014 para unir e apoiar as festas da cozinha goiana, ao longo desses anos o Circuito proporcionou o nascimento de deliciosos pratos, juntando nomes consagrados da culinária brasileira e internacional aos cozinheiros goianos.
Três novas cidades passam a fazer parte do Circuito: Cavalcante, compondo o roteiro gastronômico da Chapada dos Veadeiros, além de Corumbá de Goiás e Jaraguá, compondo o roteiro gastronômico da Região do Ouro. As caçulinhas se juntam a Alto Paraíso de Goiás, Caldas Novas, cidade de Goiás, São Miguel do Araguaia, Pirenópolis e Goiânia na tarefa de valorizar os ingredientes e os talentos culinários locais.
Em cada cidade é construída uma Vila Gastronômica, onde acontecem as oficinas; a Cozinha Show, em que os chefs fazem a demonstração dos pratos; e onde fica o palco das atrações musicais que dão um toque animado aos festivais. A festa em Jaraguá vai ser na Praça da Igreja do Rosário, um espaço amplo, ao pé da Serra, que traduz o bucolismo, história, cultura, e a natureza exuberante da cidade no Vale do São Patrício.
A abertura das atrações é com o Coral da Cidade, às 18h30, na quinta-feira (19). A primeira aula-show será com o chef local Raphael Fonseca, às 19h45. Animam a festa, a Banda Santa Cecília, Débora di Sá, Banda Vértize e DJ Mucio. Na sexta-feira, os chefs Mirian Kelly, Tati Mendes, Will Carvalho e Rafael Barros mostram sua arte a partir das 14h30. André Molls, Fernanda Guedes e Cristina Guedes, além do DJ Mucio, se apresentam para alegrar o público do festival. No sábado, dia 21, também a partir das 14h30, os chefs Soraya Bastos, Floriana Kolling, Humberto Marra, Luhen Aquino e Carlos Tossi vão ensinar o preparo dos pratos. Marcus Biancardini e Claudia Vieira são os artistas convidados da noite.
O Circuito
A sustentabilidade é sempre a palavra de ordem do Circuito, que busca fortalecer o que há de mais genuíno em cada região e promover a troca de experiências entre os restaurantes e chefs locais com os chefs nacionais e internacionais trazidos para os festivais. Eles fizeram da gastronomia um diferencial para vários destinos turísticos de Goiás, atraindo ganhos culturais, sociais e econômicos.
Coordenado pela Goiás Turismo e realizado pelo Governo de Goiás, o Circuito Gastronômico profissionaliza a cadeia produtiva da gastronomia, favorecendo trabalhadores, empresários e produtores da agricultura familiar. Os festivais incrementam a economia e geram empregos. Segundo a Secretaria estadual da Fazenda, a área de alimentos movimenta cerca de R$ 60 milhões anualmente.
O Circuito Gastronômico Goiás 2018 começa Festival Gastronômico Jaraguá, de 19 a 21 de julho. Duas cidades sediam a festa em agosto: Corumbá de Goiás, de 10 a 12 e Pirenópolis, de 23 a 25. Em setembro é a vez da cidade de Goiás, de 5 a 9; Alto Paraíso, de 20 a 22; Cavalcante, de 27 a 29; e São Jorge, nos dias 28 e 29 de setembro. O Festival Gastronômico Caldas Novas acontece de 11 a 13 de outubro. O de São Miguel do Araguaia está previsto para 14 a 16 de novembro.
Fechando o Circuito, temos o Festival Gastronômico Goiânia. A capital foi escolhida para receber este ano a Edição Ouro do Enchefs Nacional que, além de eleger um chef para levar o Prêmio Nacional Dólmã 2018, reúne todos os vencedores anteriores.