O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Em Hidrolândia

MPF apura falhas na execução do programa Brasil Sorridente

Mais de mil pessoas teriam iniciado tratamentos odontológicos sem que houvesse a respectiva conclusão

Postado em 21 de julho de 2018 por Márcio Souza
MPF apura falhas na execução do programa Brasil Sorridente
Mais de mil pessoas teriam iniciado tratamentos odontológicos sem que houvesse a respectiva conclusão

MPF apura falhas na execução do programa Brasil Sorridente

Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás instaurou, nesta sexta-feira (20), Procedimento Preparatório (PP) para apurar ações ou omissões ilícitas da União e do Município de Hidrolândia, no que diz respeito à execução do Programa Brasil Sorridente naquela localidade.

A instauração do PP baseou-se em notícias veiculadas na imprensa dando conta de supostas irregularidades na execução do Programa em Hidrolândia, cidade localizada a 34 quilômetros de Goiânia. De acordo com as matérias, mais de mil pessoas teriam iniciado tratamentos odontológicos sem que houvesse a respectiva conclusão. Além disso, declarações prestadas pelo Município justificaram o não atendimento, aos pacientes, à falta de repasses financeiros do Ministério da Saúde desde o mês de janeiro de 2018.

O procurador da República Ailton Benedito de Souza, responsável pela apuração dos fatos, oficiou ao Município e ao Ministério da Saúde requisitando esclarecimentos quanto à execução do Programa Brasil Sorridente nos anos de 2017/2018. O MPF quer informações sobre as atribuições do Município e do Ministério na execução do programa; a discriminação de todas as verbas repassadas ao Município e as atividades já executadas; a periodicidade dos repasses das verbas e os motivos da suposta suspensão desses repasses. Por fim, quais as providências que serão adotadas quanto aos pacientes que iniciaram o tratamento e aguardam, por tempo indeterminado, a sua conclusão.

O Município e o Ministério da Saúde tem o prazo de cinco dias para prestar as informações ao MPF. O prazo é contado a partir do recebimento do ofício.

Programa Brasil Sorridente – Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Veja também