O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
PublicidadePublicidade
Produções

18ª Goiânia Mostra Curtas recebe curtas de 25 estados

Balanço de inscrições do festival soma um total 999 curtas-metragens inscritos

Postado em 23 de julho de 2018 por Kamilla Lemes
18ª Goiânia Mostra Curtas recebe curtas de 25 estados
Balanço de inscrições do festival soma um total 999 curtas-metragens inscritos

Da Redação*

A 18ª Goiânia Mostra Curtas recebeu filmes de 25 estados brasileiros e Distrito Federal. Ao todo foram 999 curtas-metragens inscritos até durante o período entre 15 de maio e 20 de julho. Os estados com maior número de inscrições foram São Paulo, com 251 inscrições; seguido do Rio de Janeiro, com 166 filmes; Goiás, com 87 curtas;  Pernambuco, total de 70 produções e Minas Gerais, como 67 inscritos. No quesito gêneros, ficção saiu na frente com 554 produções inscritas, seguido de Documentário com 266, Animação com 119 e Experimental somando 60 títulos. Nesta edição, a mostra contempla os filmes produzidos entre 2017 e 2018 com duração de até 25 minutos.

As produções selecionadas serão exibidas durante o festival, que será realizado entre os dias 2 e 7 de outubro, divididos em cinco categorias de mostra competitivas – Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e a 17ª Mostrinha. Todos os filmes selecionados concorrem ao Troféu Icumam e os vencedores das categorias Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação ainda recebem prêmios como locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição.

“A produção de curtas-metragens é um exercício vigoroso, é uma oportunidade muito rica de profissionalização para jovens diretores. O intuito do festival é fomentar essa produção e dar visibilidade a esse segmento. E um dos pontos mais prazerosos durante o processo é justamente poder perceber as várias nuances das produções audiovisuais pelo Brasil”, afirma Maria Abdalla, diretora geral do festival, além de curadora da Curta Mostra Brasil e Curta Mostra Cinema nos Bairros. Além de Abdalla, Pedro Maciel Guimarães, Cesar Cabral e Gabriela Romeu também participam da curadoria do festival, responsáveis por selecionar produções para a Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e a Mostrinha, respectivamente. 

Mostras 

O festival conta com cinco categorias de mostra competitiva. Sob a curadoria de Maria Abdalla, a Curta Mostra Brasil busca produções das diferentes regiões brasileiras; a Curta Mostra Goiás tem curadoria do professor e pesquisador Pedro Maciel Guimarães, com o compromisso de reunir obras que retratam de as inquietações do cinema goiano; a Curta Mostra Animação traz um tom lúdico para o festival por meio de uma seleção de curtas de animação reunidos pelo curador Cesar Cabral; a Curta Mostra Cinema nos Bairros leva ao público de bairros distantes toda a diversidade revelada pelo cinema de curta-metragem, com curadoria de Maria Abdalla; já a Mostrinha, este ano com curadoria de Gabriela Romeu, é voltada ao público infantojuvenil e geral interessado, com articulação direta na rede pública de ensino do estado e do município. 

A Goiânia Mostra Curtas ainda conta com a Mostra Especial, que todos os anos cria espaço para debater um tema relevante para a sociedade e o meio audiovisual. Em 2018, a curadoria está sob a batuta de Maíra Bühler, antropóloga, roteirista e diretora brasileira premiada e a frente de produções relevantes do cinema nacional. Os filmes selecionados para a categoria especial não fazem parte da mostra competitiva. 

O Festival

Com uma programação totalmente gratuita, o festival ainda integra, ao longo dos seis dias de realização, oficinas, painéis, debates, encontros, master class, lançamento literário e exibições em praça pública. Ao longo de 17 anos de atividade, a Goiânia Mostra Curtas exibiu cerca de 1800 filmes para um público de 268 mil espectadores de todas as idades.

A 18ª Goiânia Mostra Curtas é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, com o incentivo institucional do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e apoio da Unimed Goiânia. O Icumam busca outros parceiros junto a empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização.  

Veja também