O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Rock Nacional

Capital Inicial se apresenta no Deu Praia nesta sexta-feira

A banda traz a nova turnê “Sonora” e apresenta além de novas canções, velhos sucessos conhecidos pelo público

Postado em 27 de julho de 2018 por Sheyla Sousa
Capital Inicial se apresenta no Deu Praia nesta sexta-feira
A banda traz a nova turnê "Sonora" e apresenta além de novas canções

SABRINA MOURA*

Dinho Ouro Preto, Flávio Lemos, Fê Lemos e Yves Passarell sobem ao palco do Deu Praia, nesta sexta-feira (27), com a nova turnê intitulada Sonora. A banda Capital Inicial, natural de Brasília (DF), embala gerações desde o ano de 1982, quando foi formada. No repertório, eles trazem, além do novo trabalho, seus grandes sucessos que foram consagrados na década de 1990 e nos anos 2000.

O novo trabalho vem com cenário e iluminação diferenciados – ao se comparar com as outras turnês realizadas pela banda. Diferentemente dos outros álbuns, Sonora tem seu lançamento, em partes, e inicialmente apenas nas plataformas digitais, assim, o quarteto pretende, a cada mês, lançar um single e incorporá-lo à nova turnê.

Durante este show, eles também reúnem três décadas de carreira, tocando músicas de diferentes fases da banda como Primeiros Erros, A Sua Maneira, Natasha, Olhos Vermelhos, Música Urbana, Veraneio Vascaína – dentre outros grandes sucessos. 

Essa história começou no ano de 1978 quando Fê Lemos voltou para Brasília após uma estadia na Inglaterra.  Na época, ele se juntou a um grupo de jovens fãs de punk rock, do conjunto de quatro prédios apelidado ‘Turma da Colina’, onde também estava Renato Russo. Os dois mais o sul-africano André Pretorius fundaram a banda Aborto Elétrico, com Renato no baixo, André na guitarra e Fê na bateria – sem ninguém nos vocais. André teve de voltar para a África do Sul para cumprir o serviço militar, fazendo com que Renato se tornasse guitarrista e cantor, enquanto o irmão de Fê, o Flávio Lemos, assumia o baixo. A banda logo se tornou uma das mais populares de Brasília, tendo como um dos seus maiores fãs Dinho Ouro Preto, um velho amigo de Renato que sempre comparecia aos shows.

Em 1982, Fê e Renato se desentenderam, causando a saída do cantor e o fim da banda Aborto Elétrico. Os irmãos Lemos, Fê e Flávio chamaram, então, o ex-guitarrista da Blitz 64, Loro Jones, e a cantora Heloísa para formar outra banda, dando início à banda Capital Inicial. Durante um mês, tocaram em um teatro da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO-DF) junto a bandas como a Plebe Rude e a Legião Urbana – nova banda de Renato Russo – por pressão dos pais Heloísa sai da banda. 

Os Lemos fizeram uma audição em busca de um novo cantor, e Dinho Ouro Preto assumiu o cargo. Dinho insistiu para que a banda incluísse ao repertório canções da antiga banda – Aborto Elétrico – no repertório, e, mais tarde, chamou Renato para concluir a letra de Música Urbana, que se tornaria um dos primeiros sucessos do Capital. Três meses depois, em julho de 1983, eles realizaram o show de estreia na Universidade de Brasília (UnB).

Abertura

Para aquecer o público, antes de Dinho Ouro Preto invadir o palco no comando do Capital Inicial, a Banda Vértize se apresentou trazendo sucessos de sucessos de U2 à Amy Winehouse. A banda trouxe o pop, mesclando músicas de várias décadas com sucessos atuai. Suas influências vão do pop mundial e nacional com elementos de rock, house, música eletrônica, dance music, soul e black music. 

O repertório parte de versões atuais de músicas das pistas e FMs como The Weeknd, Jason Derulo, Justim Timberlake, One Republic, Maroon5, Bruno Mars a versões de clássicos dos anos 2000, 80, 90 como Michael Jackson, Beatles, Creedence, U2, Seal, Amy Winehouse, Depeche, Cazuza, Jota Quest, Lulu Santos – dentre outros artistas.

A banda acumula, na sua trajetória, shows solo e com artistas nacionais em eventos como Casa Cor Goiás, Aruanã em Canto, Festival Canto da Primavera e Festival Gastronômico de Goiás.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também