O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 31 de agosto de 2024
Onze

Partidos de Goiás têm até domingo (5) para realizar convenções

Devem ser homologados candidatos ao governo até domingo Zé Eliton (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM),Daniel Vilela (MDB) e Kátia Maria (PT)

Postado em 1 de agosto de 2018 por Sheyla Sousa
Partidos de Goiás têm até domingo (5) para realizar convenções
Devem ser homologados candidatos ao governo até domingo Zé Eliton (PSDB)

Daniel será homologado candidato na convenção de sábado

Rafael Oliveira*

Os partidos em Goiás ainda têm até domingo (5) para realizar as convenções estaduais para aprovar os nomes dos candidatos ao governo ou decidir apoio a outro candidato. As convenções também vão definir os candidatos a senador e deputado federal e estadual. 

Em Goiás, duas legendas que terão candidato ao governo já fizeram convenções: O Partido Comunista Brasileiro (PCB), definiu o nome do professor Marcelo Lira para o governo e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que fez convenção no último domingo (29). Na ocasião foi definido o nome de Weslei Garcia como candidato na chapa majoritária. A candidata a vice, também do PSOL, é Erenilda de Assis, conhecida como Nildinha. 

O senador Ronaldo Caiado (DEM) é pré-candidato ao governo estadual. Apesar de ainda não ter aprovação pela convenção do partido, ele já definiu o deputado estadual Lincoln Tejota (PROS) como vice-governador, o senador Wilder Morais (DEM) candidato à reeleição e o vereador de Goiânia, Jorge Kajuru (PRP), para a segunda vaga ao Senado. 

O PSDB também terá convenção para aprovar o nome do governador José Eliton (PSDB) para reeleição e definir o candidato a vice-governador. Para o Senado, os tucanos preveem a primeira vaga ao ex-governador Marconi Perillo e a segunda para a senadora Lúcia Vânia (PSB), candidata à reeleição. O nome para a vice-governadoria deve ser escolhido entre o PP, nome mais cotado do deputado federal HeulerCruvinel, e o PSD, que quer emplacar o também deputado federal Thiago Peixoto. 

O PTtem a pré-candidata Kátia Maria ao governo e deve ser aprovada na convenção do seu partido. Os petistas ainda não definiram o candidato a vice-governador, que pode ser do PCdoB ou do próprio PT. 

Nacional

As próximas convenções das executivas nacionais acontecerão em Brasília, São Paulo e Curitiba. Faltam 16 partidos definirem suas coligações para a Presidência da República ou homologar os nomes que vem concorrer ao pleito. 

Partidos que têm nomes lançados como pré-candidatos ao Planaltoainda estão na mira para conversas e possíveis apoios a outros candidatos. O MDB ainda falta aprovar o nome do ex-ministro da Fazenda de Temer, Henrique Meirelles (SP). O PTmantém o ex-presidente Lulacomo pré-candidato. 

Um nome dado como certo na disputa é do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pelo PSDB. Outros partidos que ainda vão analisar se vão aprovar nomes para a disputa ou se vão apoiar outro candidato é o partido Novo (João Amôedo), Rede Sustentabilidade (Marina Silva) e o Podemos (Álvaro Dias, senador pelo Paraná). 

Campanhas

A partir das convenções, os partidos podem adotar medidas práticas para desencadear a campanha eleitoral. Por exemplo, podem assinar contratos para instalação física e virtual dos comitês dos candidatos e dos partidos. Mas o pagamento de despesas só é permitido após a obtenção do CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

O CNPJ é solicitado à Secretaria da Receita Federal depois da apresentação das candidaturas à Justiça Eleitoral. Emitido o CNPJ os partidos políticos e os candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral, para divulgação na internet, os dados de arrecadação para financiamento da campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas após o recebimento dos recursos. (*Especial para O Hoje) 

Agenda das convenções em Goiás: 

Quinta-feira, 2 de agosto

Rede Sustentabilidade, às 19horas

Sábado, 4 de agosto

PC do B- às 9 horas, na Assembleia Legislativa de Goiás

DEM- às 9 horas, no Clube Jaó

MDB- às 9 horas,no Oliveiras Place

Domingo, 5 de agosto

PT- às 9 horas, Sede do Diretório Municipal, Rua 260, Setor Leste Universitário

PSD- às 9 horas,sede do partido

PSDB- às 9h30, Goiânia Arena

PP- às 10 horas, Oliveiras Place

PR- às 12 horas, Sede do Partido, na Alameda Ricardo Paranhos

PSB- às 17 horas, Augustus Hotel, Centro de Goiânia

PTB- às 18 horas

 

Veja também