O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Cidades

Prefeito de Iporá será investigado pelo MP

Após repercussão de vídeo, MP de Goiás apura se houve o impedimento da blitz com bafômetro

Postado em 1 de agosto de 2018 por Sheyla Sousa
Prefeito de Iporá será investigado pelo MP
Após repercussão de vídeo

*Fernanda martins

O ministério público do Estado de Goiás (MP-GO) deu início à apuração sobre a possibilidade de improbidade administrativa por parte do prefeito da cidade de Iporá e de membros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran- GO). A 3ª Promotoria de Justiça de Iporá instaurou um procedimento preparatório na segunda-feira (30) e o caso continua sendo investigado.

O caso aconteceu durante a edição 2018 da exposição Agropecuária na cidade de Iporá, Goiás. Um vídeo, que ganhou repercussão, mostra o prefeito Naçoitan Leite tentando impedir que ocorresse a blitz com bafômetro na cidade.  Já foram enviados ofícios pelo MP-GO para o prefeito, o Detran, para a Polícia Militar e para o governo do estado, no intuito de conseguir informações sobre o caso. 

O promotor Vinicius de Castro Borges disse que a investigação tem a finalidade de descobrir se de fato houve a fiscalização. Se esta fiscalização não ocorreu, a investigação irá buscar descobrir quem permitiu que não houvesse a blitz.

O Ministério Público assegura que, caso haja a confirmação de que a fiscalização não ocorreu, o prefeito pode responder por improbidade administrativa e, se houver comprovação da atuação do Detran no caso, o responsável pode responder por prevaricação, além de improbidade.

O Jornal O Hoje entrou em contato com o Prefeito de Iporá, mas ele informou que ainda não foi notificado do caso, somente está sabendo através da imprensa. Naçoitan afirmou ainda que, em 33 anos de exposição agropecuária, nunca ocorreu nenhum acidente na cidade devido à festa, inclusive neste ano.

Segundo ele, o Batalhão de Polícia Militar de Iporá realiza a blitz semanalmente, sempre é realizado o policiamento, mas a cidade é muito tranquila.  O prefeito afirma que a cidade não conta com serviços de táxi e Uber para levar todos os habitantes para a festa, que fica distante da cidade, por isso não acha justo que sejam prejudicados.

De acordo com dados da Prefeitura de Iporá, a cidade possui cerca de 40 mil habitantes e, na época da festa, a movimentação do município chega a 60 mil pessoas. A Exposição Agropecuária de Iporá acontece anualmente e é considerada a 3ª maior do Estado de Goiás.

Vídeo

O vídeo que está sendo investigado teve repercussão circulando nas redes sociais e mostra uma discussão entre o prefeito Naçoitan Leite (PSDB) com uma agente do Detran que estaria montando a fiscalização da Balada Responsável durante a Exposição Agropecuária na cidade de Iporá.

Nas gravações, durante a discussão, Naçoitan Leite tenta convencer o agente do Detran a não montar a Blitz do Projeto Balada Responsável no dia da Exposição na cidade, pois atrapalharia o evento e o governo.

As imagens mostram ainda uma picape estacionada na rua com os equipamentos da Blitz , um policial militar e uma mulher usando a camiseta do projeto Balada Responsável. Um dos agentes da fiscalização questiona o prefeito sobre o que ele tem contra a atuação da Blitz, e ele informa que não é contra o trabalho dos agentes, mas é contra que seja realizada a Blitz durante a Exposição Agropecuária na cidade.

O Projeto Balada Responsável é um trabalho do Detran-GO que desde 2011 combate o consumo de álcool por motoristas de todo o Estado de Goiás, por meio de Blitz estrategicamente montadas próximo a locais em que os motoristas possam ingerir bebidas alcoólicas e depois dirigir. (Fernanda Martins * é estagiário do jornal O Hoje sob orientação do editor interino de Cidades Rafael Melo). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também