Goiânia sedia a Corrida do Milhão neste domingo às 11h30
Uma das etapas mais emblemáticas da Stock Car, a prova está marcada para este domingo e reúne pilotos consagrados
Luiz Felipe Mendes*
A Corrida do Milhão enfim vai acontecer. Disputada na capital goiana pela terceira vez em nove edições, a marcante etapa da Stock Car ocorre neste domingo, às 11h30, no Autódromo de Goiânia. Os treinos classificatórios serão disputados a partir de 12 horas deste sábado. Quanto à corrida, a participação do ex-piloto da Fórmula 1, Felipe Massa, é uma das mais singulares. O favoritismo, porém, está com o líder Daniel Serra.
A Stock Car está atualmente em sua 6ª etapa das 12, exatamente na metade da competição. A Corrida do Milhão reúne diversos pilotos e é uma das mais emblemáticas da modalidade. O próprio nome já explica: aquele que ultrapassar a linha de chegada primeiro fatura R$ 1 milhão. Mesmo que este valor seja dividido entre o motorista e a equipe, ainda assim é um objetivo visto com muito desejo pelos competidores. Além disso, o grande ganhador leva ainda um anel de ouro com 117 pedras cravejadas.
A Corrida do Milhão foi disputada pela primeira vez em 2008, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com o paraibano Valdeno Brito terminando na frente. Em 2009 não houve a corrida, mas desde 2010 ela vem ocorrendo em diferentes circuitos. Entre 2010 e 2013, aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Em 2014 e 2015, o Autódromo Internacional de Goiânia teve essa honra. Em 2016 ela voltou a ser sediada em Interlagos e no ano passado foi localizada pela primeira vez no Autódromo Internacional de Curitiba.
O maior vencedor da Corrida é Thiago Camilo, com três vitórias. Ricardo Maurício, Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Daniel Serra foram os outros ganhadores. Este último é o atual campeão da Stock Car e um dos mais cotados para faturar o prêmio pela segunda vez seguida, tanto na etapa do Milhão quanto no torneio em si. Entre os outros competidores, há a presença de Bia Figueiredo, única mulher a integrar o grid, o português António Felix da Costa e o argentino Augustín Canapino, estes últimos como os representantes estrangeiros.
O convidado especial é ninguém menos que Felipe Massa. No ano passado, o piloto decidiu deixar a Fórmula 1 após 15 edições como um dos integrantes, com destaque para a campanha de 2008, quando terminou em segundo lugar, perdendo nos últimos momentos para o inglês Lewis Hamilton. Agora ele retorna às pistas como um convidado especial da Stock Car, sendo que não disputou nenhuma das outras provas. Rubens Barrichello também é outro nome conhecido, ele que está no campeonato desde o início da temporada, além de Nelson Piquet Jr, filho do lendário piloto brasileiro.