O Espetáculo Maria Bonita Flor de Mandacaru estreia nesta sexta
A peça será em comemoração aos 10 anos do Teatro do Maleiro
Da Redação
O Teatro do Maleiro comemora 10 anos de atividades, e para isso A Cia leva seu característico teatro de bonecos para estudantes e professores da região noroeste de Goiânia e moradores de Aparecida de Goiânia e Anápolis. A circulação começa na sexta-feira (10) e segue até o dia (21/09) com o apoio da Lei Municipal de Cultura. O espetáculo é livre e conta com música ao vivo.
Misto de aventura, diversão e romance é a síntese desse espetáculo, uma mistura de ficção e realidade. Maria Bonita “Flor de Mandacaru” traz o teatro de animação para contar a história de vida do Lampião, rei do cangaço, e de sua amada Maria Bonita. Tendo o sertão como contexto, a flor de “Mandacaru” se lança em uma épica aventura e fica cara a cara com a morte. No decorrer dessa jornada surgem diversos personagens que apimentam ainda mais essa dramaturgia.
“Fazer teatro de formas animadas por 10 anos é extremamente prazeroso. Mais ainda levar o espetáculo Maria Bonita para comunidades carentes, especialmente, escolas públicas – que é justamente de onde viemos. Teatro não é só para classe A ou B, pelo contrário. O teatro é movimento e ele precisa também ser volante”, explica o diretor da Cia Marcos Marrom.
Segundo o ator manipulador de bonecos, Gustavo Vale (Lampião) é fantástico ir para escolas e poder impulsionar o teatro de animação. Para ele povoar o imaginário das crianças é o mais encantador. O objetivo da circulação é fomentar e difundir esse tipo específico de teatro e fazer com que o público entenda a nossa arte.
A atriz que interpreta Maria Bonita, Vânia Marques só teve o privilégio de pisar em um teatro quando iniciou o curso de Artes Cênicas. “Enquanto artista apresentar esse espetáculo em escolas públicas é um traço de alteridade, pois nunca tinha visto falar de teatro e muito mesmo de bonecos na minha juventude. Ir para o palco, num lugar que nunca imaginei e contar a história de Maria Bonita é muito gratificante e enriquecedor para mim, pois eu consigo me ver nessas crianças”, diz emocionada.
O espetáculo
Para o diretor Marcos Marrom a escolha, tanto da linguagem de bonecos de luva, que traz alusão ao “mamulengo”, quanto do tema histórico-fictício que envolve Lampião e
Maria Bonita vem como forma de valorização da cultura popular.
“Conhecer e valorizar nossas singularidades culturais constitui-se como um movimento de constante construção e afirmação de nossas identidades”. “O teatro de bonecos me encanta, pois eles podem fazer coisas que os humanos não podem. Os bonecos alcançam a dimensão do fantástico”, afirma o ator Gustavo Vale que interpreta o Lampião.
A peça conta também com os músicos Jeferson Leite e Danilo Rosolem que trarão sons típicos do Nordeste. O público vai se surpreender com o formato, pois ele foi feito para quebrar o tradicionalismo de teatro de bonecos, em que o bonequeiro fica atrás da empanada sem ser visto ou com roupa preta.
Enredo
A história acontece quando Maria Bonita desaparece no sertão. Todos ficam preocupados. Surgem Lampião e Corisco, que não aguentando o choro da mãe de Maria, resolvem procurar essa menina que muita nova, já tinha autonomia de sair de casa e para se aventurar.
O enredo repercute: interesse, medo, alegria, persistência, amor, morte, casualidades e tantas outras questões, que só mesmo assistindo à peça para poder achar temas do nosso meio social. O Teatro do Maleiro espera que Maria Bonita “Flor de Mandacaru” possa gerar reflexões no público, especialmente, sobre a importância do amor e a preocupação que precisamos ter com o outro.