Roubos em ônibus do transporte coletivo regista queda de 51,4%
Além da redução de roubos e furtos, o policiamento nos terminais resultou em 11 foragidos recapturados neste ano
Da Redação
Na comparação feito no período que vai de 1º de janeiro deste ano até o último dia 12 de agosto, com igual período do ano passado, Goiânia registrou queda de 51,4% no número de roubos contra usuários do transporte coletivo e queda de 16,59% no número de furtos cometidos, os dados são da Secretaria de Segurança Pública de Goiás.
Além da redução de roubos e furtos, o policiamento nos terminais resultou em 11 foragidos recapturados neste ano. Também foram registradas quatro apreensões de drogas envolvendo pessoas que utilizavam o transporte coletivo. Cerca de 750 abordagens policiais foram realizadas.
Desde abril, o transporte coletivo de Goiânia passou a contar com ações de policiamento coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Uma delas é o Batalhão de Terminal, que conta com efetivos fixos da Polícia Militar nos terminais, e o Viagem Mais Segura, executado pela Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Polícia Técnico-Científica.
Entre 19 de abril e 26 de julho deste ano, roubos contra usuários do transporte público caíram 66,81%, na comparação com o mesmo período de 2017. Furtos apresentaram queda de 40,55%.
Para o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, os números demonstram que as ações das forças policiais estão no caminho certo. “Otimizamos o trabalho e todas as corporações estão trabalhando de forma integrada. Vamos continuiar atuando para garantir cada vez mais segurança ao cidadão de bem”, afirma.
Segundo o comandante de Policiamento da capital, coronel Ricardo Mendes, o trabalho tem sido incrementado diariamente. “Estamos realizando ações com a presença policial nos terminais e também com o serviço de inteligência”, explica.
Na capital, de meia-noite às 6 horas, os ônibus que fazem a linha do Eixo Anhanguera, os chamados ônibus da linha “Corujão”, são escoltados por viaturas da PM. Os principais terminais de Goiânia também receberam dispositivos de monitoramento por câmeras.
Além de Goiânia, o Batalhão de Terminal também foi ampliado para Aparecida de Goiânia e Luziânia. Um dos principais objetivos é garantir mais segurança à população do Entorno do Distrito Federal que utiliza o transporte coletivo.