Esporte reúne todas as tribos durante Jogos Abertos
No próximo domingo (19) serão definidos os novos finalistas dos Jogos Abertos
Da Redação
João Paulo Ferreira Pierazzo, de 25 anos, concilia o amor ao futebol com a paixão pelo rodeio. Ele é pivô do time de futsal de Ipameri nesta edição dos Jogos Abertos, que é realizada entre os dias 17 e 19 de setembro. O trabalhador rural divide as horas vagas do trabalho no campo com os treinos de futebol e de montaria em boi. “Amo os dois esportes”, fala.
Mesmo com problemas no joelho, ele treina qualquer modalidade de futebol, seja no campo ou na quadra. “O joelho me afastou um pouco dos rodeios, mas espero retornar em breve”, revela.
O jovem vai todos os dias da semana para o trabalho no campo. Ele entra às 6 horas e sai no final do dia, às 17 horas, e quando tem jogo ou competição emenda o trabalho com o lazer. “Esta semana participo da Regional dos Jogos Abertos e também de uma competição municipal em Urutaí (cidade na região)”, conta.
Já o time feminino conta com uma jogadora que impõe respeito. Dayane de Oliveira Brunes é fixa na equipe de futsal de Ipameri há seis anos e também é agente prisional há cinco anos. Ela trabalha no Presídio de Catalão, mas a jovem reside em Goianira.
“O esporte ajuda manter a cabeça boa e ter um preparo físico fortalecido”, revela. Ela conta que devido à profissão os colegas a vêm com mais respeito. Além de manter o corpo e a mente sã, a agente prisional revela que o futsal permite fazer novas amizades. “O esporte nos permite conhecer pessoas”, afirma.
Dayane treina três vezes por semana com a equipe, mas conta que, às vezes, devido ao trabalho não consegue frequentar o treino, porém consegue se exercitar sozinha.
A competição
O município de Ipameri recebe entre os dias 17 e 19 de agosto a quinta e penúltima Regional dos Jogos Abertos. São disputadas partidas masculinas e femininas de basquete, handebol, futsal, voleibol e de capoeira. Aproximadamente 650 atletas amadores de 15 municípios goianos estão presente. Participam esportistas de Santa Cruz de Goiás, Ipameri, Luziânia, Cidade Ocidental, Palmelo, Cocalzinho, Ouvidor, Catalão, Valparaíso, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Morrinhos, Rio Quente, Novo Gama e Vianópolis.
No próximo domingo (19) serão definidos os novos finalistas dos Jogos Abertos. A última Regional será em Posse, no nordeste do Estado, entre os dias 24 a 26 e agosto. O primeiro colocado em cada modalidade será campeão da etapa regional, além de conquistar uma vaga para a final dos Jogos Abertos que será realizada entre os dias 7 e 9 de setembro, em Itumbiara.
A 16ª edição dos Jogos Abertos é uma realização da Superintendência Executiva de Esporte e Lazer, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com os municípios e tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliar o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivar o surgimento de novos campeões.