O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
Hospitais

Curso capacita acompanhantes para cuidar de pacientes após alta

Programa ‘Cuidar Mais’ já orientou 108 acompanhantes em seus 15 encontros

Postado em 21 de agosto de 2018 por Kamilla Lemes
Curso capacita acompanhantes para cuidar de pacientes após alta
Programa 'Cuidar Mais' já orientou 108 acompanhantes em seus 15 encontros

Da Redação

Enquanto o paciente encontra-se em uma unidade de saúde ele recebe o atendimento necessário para sua recuperação por meio de uma equipe especializada, mas, em determinados casos, ainda precisará de cuidados em casa após a alta hospitalar. Para prover as condições ideais para esses cuidados no lar, o Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira desenvolveu, em maio de 2018, o Cuidar Mais, programa que já orientou 108 acompanhantes em seus 15 encontros.

Anderson Leite é acompanhante da mãe, Nivaldina Leite, que foi internada no hospital em 18 de julho. Ele completou parte do programa e afirma que já consegue aplicar na prática os conhecimentos adquiridos: “Esse curso, o atendimento humanizado da equipe e a estrutura do hospital são excelentes. É claro que queremos levar a pessoa amada pra casa, mas sem o conhecimento técnico para cuidar ficamos inseguros. Agradeço por tudo – esse é um pedaço do Brasil que funciona e precisamos de mais exemplos como o Hugol”.

O curso é dividido em três módulos, com reuniões de orientação realizadas às terças-feiras. Os módulos contam com profissionais que esclarecem aos acompanhantes assuntos sobre suas especialidades: primeiro módulo – equipe médica e psicologia; segundo módulo – serviço social, fonoaudiologia e enfermagem; terceiro módulo – nutrição, terapia ocupacional e fisioterapia. Se o participante faltar a algum módulo, ele poderá retornar em uma outra data disponível para finalizar o curso e receber seu diploma simbólico de habilitação para cuidar do paciente.

“O intuito do programa é conceder uma alta responsável dos pacientes do Hugol, capacitando os familiares e realizando as orientações necessárias sobre os cuidados que os pacientes necessitam após sua internação”, explica a fisioterapeuta do Hugol, Tattyane Brandão.

O Cuidar Mais é destinado para um público específico, como explica a assistente social do hospital, Janine Veiga: “O perfil dos orientados, para esse processo que chamamos de desospitalização, é de acompanhantes que estão com um paciente com grau alto de dependência, demandando por cuidados com dispositivos de traqueostomia ou acamados, por exemplo”. 

Veja também