Estado expande troca de frota própria por táxi
A plataforma, composta por aplicativo para celular, site e central telefônica, permite que servidores solicitem táxis para seus deslocamentos diários a trabalho
Da Redação
Os órgãos do Poder Executivo de Goiás estão trocando a frota de veículos próprios pelo táxi como forma de transporte para os servidores durante o trabalho. O GoTáxi, lançado em maio, foi contratado por meio de licitação coordenada pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).
A plataforma, composta por aplicativo para celular, site e central telefônica, permite que servidores solicitem táxis para seus deslocamentos diários a trabalho. Dessa forma, os órgãos que aderirem ao sistema poderão diminuir gastos com veículos próprios, como locação, combustível e manutenção.
Inicialmente, o GoTáxi está disponível para a Região Metropolitana de Goiânia. Nos órgãos em que já está em funcionamento, a economia tem sido satisfatória.
O serviço já está sendo utilizado pela Goiás Turismo e Agência Goiana de Habitação (Agehab). A Junta Comercial de Goiás (Juceg), Detran e Emater já assinaram contrato, faltando apenas o cadastramento dos servidores. Secretaria de Segurança Pública e Agência Goiana de Regulação (AGR) receberam o termo de liberação e devem concluir o processo nas próximas semanas.
Na Segplan, que usa o GoTáxi desde maio, o corte nos gastos com transporte foi da ordem de 50%. Na Agehab, que começou a utilizar o sistema no início de agosto, a projeção é de uma redução de 30%. Para todo o Poder Executivo, a estimativa é que a economia chegue a R$ 20 milhões por ano.