Programação do 18ª Goiânia Mostra Curtas vai até domingo
Dentre as exibições, também estão filmes para o público infantil
SABRINA MOURA*
Tradicional no calendário goiano de eventos culturais, o 18ª Goiânia Mostra Curtas se encerra neste domingo (7). Durante os quatro do evento já realizados, o público pôde conferir de forma gratuita produções audiovisuais de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Segundo Maria Abdala, a mostra é o resultado da resistência com um propósito criado há 18 anos, que é provocar e estimular o audiovisual no coração do Cerrado. Contemplar diferentes formatos de gêneros de curtas-metragens com produções de todo o País demonstra a evolução desse cenário, que o Goiânia Mostra Curtas ajuda a construir e se fortalecer. “A programação de fim de semana do festival está fantástica, e se expande para toda a família, com exibições de filmes para crianças e adultos, na 17ª Mostrinha, e ainda curtas-metragens que abordam a temática feminina na Curta Mostra Especial, única Não Competitiva do festival. Além dos curtas, a programação conta com um debate que vai falar sobre os desafios da desconstrução da imagem estereotipada da mulher no cinema, um lançamento literário e duas homenagens, as tão esperadas premiações do festival e, para encerrar, uma performance musical com o grupo de mulheres Cocada Coral”, diz ela.
SÁBADO
Neste sábado (6), o público pode encontrar filmes da Mostra Especial que convidam para uma reflexão sobre o papel das mulheres no cinema, com o tema Gênero e Invenção: Tornar-se Mulher no Cinema de Curta-Metragem Contemporâneo”. Dentre os filmes selecionados para ampliar o debate, estão: Mini Miss (PE), com direção de Rachel Daisy Ellis; Quem matou Eloá? (SP), com direção de Lívia Perez; Sweet Heart (SP), dirigido por Amina Jorge; Latifúndio (RJ), por Érica Sarmet; Estado Itinerante (MG), de Ana Carolina Soares, e Trans*lúcidx (PR), sob a direção de Miro Spinelli.
Na Curta Mostra Brasil, estão os filmes O Órfão (SP), de Carolina Markowicz; Guaxuma (PE), dirigido por Nara Normande; BR3 (RJ), de Bruno Ribeiro; MC Jess (RJ), sob direção de Carla Villa-Lobos; Boca de Loba (CE), de Bárbara Cabeça, e Reforma (PE), dirigido por Fábio Leal. Nesta mostra, serão exibidos novamente os filmes Sweet Heart (SP), Mini Miss (PE) e Latifúndio (RJ).
DOMINGO
Dentre as atrações do domingo (7), a 17ª Mostrinha traz para o público infantil os filmes O Espírito do Bosque (SP), dirigido por Carla Saavedra Brychcy; Cor de Pele (PE), por Livia Perini; A Câmera de João (GO), sob a direção de Tothi Cardoso; Adeus (PE), de Marília Feldhues; Iara (MG), pelos diretores Erika Santos e Cássio Pereira dos Santos, e As Bordadeiras do Jardim (SP), de Julia Vellutini.
Segundo Maria Abdala, a Mostrinha tem o objetivo de promover a educação e a diversão, na sala de aula, e desenvolver o hábito para o consumo de obras cinematográficas. A curadora da mostra, Gabriela Romeu, teve o cuidado de escolher obras que têm uma variedade de gêneros e linguagens fundamentais para essa formação das crianças para o audiovisual. Além disso, as produções se aproximam dos olhares do universo infantil, tratando dos desafios cotidianos das crianças, o que gera a identificação com o público.
Finalizando a Mostra Especial, estão os títulos A Boneca e o Silêncio (SP), de Carol Rodrigues; KBELA, (RJ), dirigido por Yasmin Thayná; Outras (SP), por Ana Julia Travia; Tailor (RJ), sob direção de Calí dos Anjos; No Devagar Depressa dos Tempos (SP), de Eliza Capai, e Peripatético (SP), dirigido por Jessica Queiroz. O filme Passageira S8 (PE), dirigido por Bidu Queiroz, é o exibido para o encerramento desta edição.
*Integrante do programa de
estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov
SERVIÇO
18ª Goiânia Mostra Curtas
Entrada gratuita
Sábado (6)
10h: Laboratório de Roteiros Audiovisuais – Pitching – Vila Cultural Cora Coralina
10h: Encontro de Realizadores de Filmes – Vila Cultural Cora Coralina
13h30: Lançamento Literário – Teatro Goiânia
14h: Curta Mostra Especial Gênero e Invenção: Tornar-se Mulher no Cinema de Curta-Metragem Contemporâneo – Teatro Goiânia
16h: Debate Gênero e Invenção no Cinema Desafios de Desconstrução e Criação – Teatro Goiânia
19h: Curta Mostra Brasil – Teatro Goiânia
Domingo (7)
10h: Encontro de Realizadores de Filmes – Hotel Papillon
10h30: 17ª Mostrinha – Teatro Goiânia
15h: Curta Mostra Especial Gênero e Invenção Tornar-se Mulher no Cinema de Curta-Metragem Contemporâneo
20h: Encerramento