Em Goiás, 56 urnas foram substituídas por erros no sistema
Não comparecimento do presidente de mesa e queda de energia foram outros problemas registrados neste domingo (7)
Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informou que já foram registrados no estado, 56 casos de urnas eletrônicas com problemas até o meio-dia deste domingo (7). Em Goiânia, foram 11 casos, sendo o principal motivo um erro no sistema e no leitor da digital.
O secretário de tecnologia da informação do TRE-GO, Dary Gonzaga Rodrigues contou que as “urnas precisaram ser recarregadas ou substituídas, mas tudo já está funcionando normalmente, a avaliação, no geral, é positiva”. De acordo com Dary o caso mais grave aconteceu em Palmeiras de Goiás. “Nós tivemos que dar uma nova carga na seção 52, porque a urna estava com defeito. Isso atrasou um pouco a votação”, disse.
No Setor Campinas, em Goiânia, um presidente de mesa não compareceu e uma grande fila foi formada porque ele estava com a lista de eleitores da seção 478. “Nós orientamos que fosse feita votação sem o caderno, já que existe o cadastro biométrico. Apenas os que não fossem identificados biometricamente precisaram esperar o caderno para que fosse feita a assinatura”, contou Dary.
Segundo o secretário de tecnologia da informação, o caso da falta do presidente da seção será analisado pelo juiz assim que esse mesário prestar depoimento justificando a ausência. Também foi registrado, casos de queda de energia. Todos os problemas já foram resolvidos. “Esperamos que o eleitor vá com paciência, já que essa eleição não é simples. São seis candidatos, então pode demorar um pouco e é normal formar filas. Nós recomendamos que o eleitor leve sua cola para facilitar a votação”, afirmou Dary.