Eventos comemoram 15 anos do tombamento do acervo art déco
A manifestação essencialmente decorativa deu suporte formal para várias tipologias arquitetônicas e inspirou os primeiros edifícios da cidade
Da Redação
Goiânia reúne um representativo acervo art déco, com 22 bens tombados desde 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). A manifestação essencialmente decorativa deu suporte formal para várias tipologias arquitetônicas e inspirou os primeiros edifícios da cidade, simbolizando o progresso e a modernidade.
Para comemorar os 15 anos do tombamento desse acervo como Patrimônio Cultural Brasileiro, a Superintendência do Iphan em Goiás, Sociedade Elysium e Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizam com o apoio da Construtora Biapó e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), uma edição especial do Café com Prosa e da Jornada de Estudos Brasileiros nos dias 17 e 18 de outubro, mês de aniversário de 85 anos da capital goiana. Os eventos acontecerão na Estação Ferroviária de Goiânia, edificação que é um dos símbolos do art déco na cidade e que passa, atualmente, por obras de restauração. A iniciativa possibilitará que o público possa também conhecer os trabalhos que vem sendo executados no local.
Nos dois dias de evento, especialistas da área de Patrimônio Cultural discutirão o art déco como tema central. No dia 17, a partir das 19h, acontece a conferência Novas capitais, nova arquitetura, que dará início aos debates. Já no dia 18 de outubro, a partir das 13h, duas mesas redondas trarão os temas Uso e proteção do patrimônio edificado e Patrimônio e imaginário nacional. As inscrições para todas as atividades são gratuitas, e podem ser feitas pelo e-mail [email protected], e também no local, nos dias do evento.
Além da conferência e das mesas redondas, o evento também trará uma exposição com o tema Memorial Confaloni, do artista Frei Nazareno Confaloni, que retrata em uma linha do tempo a vida do autor e suas obras. O público poderá apreciar, ainda, os painéis de Confaloni já restaurados e instalados no local. Considerado expoente do modernismo goiano, Frei Confaloni foi um dos maiores artistas plásticos com atuação no Estado de Goiás. A exposição ficará aberta para visitação do público até o dia 20 de dezembro de 2018, mediante agendamento com a Construtora Biapó, empresa parceira do evento e responsável pelas obras na edificação. O contato será feito pelo e-mail: [email protected].