O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
TELEVISÃO

Série ‘A Grande Viagem’ é finalista do Emmy KidsAwards

Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão vai anunciar o prêmio em abril de 2019

Postado em 18 de outubro de 2018 por Sheyla Sousa
Série ‘A Grande Viagem’ é finalista do Emmy KidsAwards
Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão vai anunciar o prêmio em abril de 2019

‘A Grande Viagem, exibida pela TV Brasil, é uma das finalistas do Emmy KidsAwards, que é a versão infantil do Emmy Internacional, destinado a programas de televisão produzidos fora dos Estados Unidos. A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão anunciará os vencedores do Emmy Kids, no dia 9 de abril de 2019, em Cannes, na França. 

Com 13 episódios, produzida pela Aurora Filmes com coprodução da Haikai Filmes, a minissérie foi um dos últimos trabalhos do ator Umberto Magnani, que morreu em abril de 2016, aos 75 anos. A Grande Viagem concorre com três outras produções (da Alemanha, do Reino Unido e do Japão) na categoria minissérie. A atração estreou na TV Brasil em 20 janeiro de 2017.

Além de A Grande Viagem, outras duas produções brasileiras foram indicadas ao Emmy KidsAwards: Malhação, Viva a Diferença, da TV Globo, na categoria séries, e The VoiceKids, também da TV Globo, na categoria entretenimento não roteirizado. Ao todo, o Emmy Kids indicou 28 programas em sete categorias. 

Sobre ‘A Grande Viagem’

Na minissérie, Umberto Magnani interpreta o vovô Mário, um ex-vendedor porta-a-porta de guia de viagens, que começa a apresentar os primeiros sinais do Mal de Alzheimer. A aventura começa quando Lipe (Léo Palhano) resolve ajudar o avô Mário a encontrar sua ‘memória perdida’. Juntoamente com Stella, a Tel (Lara Boldorini), sua melhor amiga, eles descobrem que o armário no quarto do avô é um portal mágico pelo qual podem viajar pelo mundo, até mesmo através do tempo, passando por diferentes países e épocas em busca de um grande tesouro: as lembranças de vovô.

Mário sempre se orgulhou muito de saber da história e a cultura de vários países. Porém uma coisa lhe faltou: conhecer esses lugares pessoalmente. Mas agora, com o guia na mão e ao lado de Lipe e Tel como copilotos, vovô Mário chega nos cantos mais distantes do planeta. Vivem incríveis aventuras, mergulham em culturas diferentes e fazem bons amigos pelo caminho.

Em cada episódio, vovô Mário, Lipe e Tel passeiam pela cultura de um país diferente: Egito, Israel, Japão, Cuba, Espanha, Portugal, Líbano, Romênia, Estados Unidos, Grécia, Alemanha, França e Itália. A série, que foi toda gravada em São Paulo, tem um tom lúdico e é uma oportunidade para as crianças conhecerem um pouco mais sobre diversas culturas do mundo.

“Como Vovô Mário nunca conheceu de fato esses lugares – conhecia os países pelos livros – tínhamos a liberdade poética de criar o país e o seu universo mitológico, pelo ponto de vista de um senhor de 70 anos e uma criança de dez”, conta Caroline Fioratti, criadora e diretora da série, inspirada em curta-metragem premiado de sua própria autoria, realizado em 2011. A Grande Viagem também abre um caminho para falar sobre o Mal de Alzheimer.

Este é um dos últimos trabalhos inéditos de Umberto Magnani. “Sem dúvida nenhuma, dedico a ele essa nossa obra. Umberto já fez a sua grande viagem, mas deixou para todos nós relíquias e ensinamentos que ficam para sempre”, relembra Carolina.

Na atração de 13 episódios, Sandra Corveloni faz o papel de Clara, mãe de Lipe e filha de Mário, que no começo não tem muita paciência com as invenções da dupla. Mas ao longo da série, Clara vai aprendendo a lidar com a condição do pai de uma maneira mais compreensiva.

A jovem Lara Boldorini, como Tel, melhor amiga de Lipe, completa o elenco principal. Os episódios têm ainda participações especiais de Selma Egrei, Miriam Mehler, Sylvio Zilber, Ivo Muller, Lulu Pavarin, Ken Kaneko, Maurício de Barros, Lucélia Machiavelli, entre outros.

A Grande Viagem foi criada e dirigida por Caroline Fioratti. Produzida pela Aurora Filmes e coproduzida pela Haikai Filmes, a série foi contemplada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual FSA/ Ancine, geridos pela Finep. O projeto também conta com patrocinadores.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.