Goiânia recebe Encontro Regional de Educação Musical
A comissão organizadora do evento conta com representantes de todo Brasil
Da Redação
A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) realiza de quinta-feira(25) a sábado(27), o 15º Encontro Regional Centro-Oeste. O evento reúne professores, alunos e profissionais da música para debater a educação musical em tempos de crise. O encontro terá cursos, apresentações, palestras e a presença de músicos que se destacaram no cenário musical goiano. O evento será no auditório da Universidade Federal de Goiás (UFG) e as inscrições podem ser realizadas através do site.
Neste ano, o evento possibilitará a reflexão, redefinição e o estabelecimento de novas ações que possam auxiliar a ampliar as formas de atuação; fortalecendo ações junto aos diversos contextos e níveis do ensino no Brasil. O encontro conta com o apoio de instituições goianas, entre elas o Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Educação, Cultura E Esporte (Seduce), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Centro de Ensino e Pesquisa aplicada à Educação (CEPAE), Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França, unidade da Secretaria de Desenvolvimento (SED),Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e Centro Livre de Artes, totalizando mais de 400 pessoas envolvidas no evento.
O Encontro tem como objetivo promover o desenvolvimento da educação musical na região centro-oeste. Pretendendo superar o isolamento de profissionais e professores de música em formação, e ainda fortalecer as ações artísticas na área da educação musical. Sendo um espaço de interação, discussão de ideias e experiências dos professores, estudantes e profissionais que atuam no ensino da música.
Segundo a representante e coordenadora do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM, Nilceia Protásio, o tema: Educação Musical em tempos de crise, foi definido pela diretoria da associação com o objetivo de repercutir sobre o conjunto de questões levantadas sobre a música e a sociedade. “O tema tem como objetivo refletir sobre a problemática política e social da atualidade, discutindo possibilidades de enfrentamento, assim como metodologias e ações do educador musical nos diferentes níveis e contextos de ensino”, ressalta a coordenadora.