O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Acordos

Caiado articula na Assembleia para construir base forte

Prefeito de Catalão, Adib Elias ajuda o governador eleito a efetivar alianças na Assembleia Legislativa. Ele quer uma base hegemônica

Postado em 25 de outubro de 2018 por Sheyla Sousa
Caiado articula na Assembleia para construir base forte
Prefeito de Catalão

Adib Elias afirmou que a coligação elegeu 18 deputados estaduais, mas as conversas iniciais prometem para uma base expressiva

Venceslau Pimentel*

Ex-coordenador-geral da campanha de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo de Goiás, o prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), aposta numa base aliada hegemônica para garantir a governabilidade da gestão do democrata, a partir de janeiro de 2019.

A coligação encabeçada por Caiado (formada pelo DEM / PRP / PROS / PMN / PMB / PSC / DC / PSL / PODE / PTC / PRTB / PDT) elegeu 18 deputados estaduais. Adib não soube precisar quantos deputados deverão compor a base do próximo governo, mas afirma que ela deverá ser expressiva, pelas primeiras conversações com os parlamentares que irão assumir mandato no ano que vem.

“Vamos ter a maioria para dar sustentação muito grande ao governado Caiado”, afirma o prefeito, acrescentando que o trabalho de convencimento tem sido feito por ele, pelo ex-deputado e ex-presidente do diretório do MDB, Samuel Belchior, e pelo próprio Caiado. Tanto Adib como Belchior já foram detentores de mandatos na Assembleia. 

O governador eleito tem sido cauteloso em relação à sucessão na Assembleia. Ele já deixou claro que não pretende se imiscuir em assuntos atinentes ao parlamento, em nome da autonomia dos Poderes.

Governabilidade

Para Adib Elias, a garantia da governabilidade vai além da formatação de uma base de apoio forte. Passa pela eleição da mesa diretora da Assembleia, que acontece em fevereiro, logo após a solenidade de posse, no plenário.

Durante entrevista após a primeira reunião das equipes de transição, do governo atual e do próximo, na segunda-feira passada, Adib (que integra a comissão de Caiado) disse que o nome do deputado Álvaro Guimarães (DEM) tem se sobressaído nas discussões em torno do assunto. “Álvaro vai trazer tranquilidade ao governo”, disse ele ao lado de Caiado e do senador Wilder Morais (DEM).

Veterano

Detentor de seis mandatos, os dois primeiros assumidos como suplente, Guimarães fazia parte dos quadros do PR até abril deste ano, dois anos após disputar a prefeitura de Itumbiara. Ele presidiu várias comissões temáticas da Assembleia, dentre elas, a de Finanças. Atualmente está à frente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a mais importante do Parlamento.

Na década de 1970, foi vereador na cidade, e chegou a presidir a Câmara Municipal; foi secretário estadual de Agricultura na gestão de Maguito Vilela (MDB), titular de uma pasta extraordinária no Governo Marconi Perillo, presidiu o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

Base política

Tem como base política, além de Itumbiara, municípios das regiões Sul e Oeste de Goiás, a exemplo de Cachoeira Dourada, Bom Jesus, Panamá, Buriti Alegre, Água Limpa, Castelândia, Marzagão, Porteirão, Goiatuba e Vicentinópolis, na região Sul; além de Iporá e Israelândia, na região Oeste.

Sucessão

A sucessão do presidente José Vitti (PSDB), representante do governador José Eliton (PSDB) já vem ganhando corpo nas discussões na Assembleia, onde o nome de Álvaro Guimarães tem sido defendido por partidários da Caiado. No entanto, tudo indica que outros partidos vão marcar posição, como o PSDB e o PRP do Major Araújo. (*Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também