No balanço das semis, Grêmio se dá bem e Palmeiras se complica
Tricolor Gaúcho sai na frente no duelo diante do River Plate, enquanto o Verdão perde por 2 a 0 para o Boca Juniors; ambos os jogos foram fora de casa
Luiz Felipe Mendes
Foram disputados os esperados jogos de ida das semifinais da Copa Libertadores da América de 2018. No Estádio Monumental de Núñez, o atual campeão Grêmio se impôs na casa do adversário, o qual não perdia em seu território há quase um ano, venceu por 1 a 0 com gol de Michel e saiu na frente no embate diante do River Plate. No outro confronto entre Brasil e Argentina, os hermanos se deram melhor, pois o Boca Juniors venceu o Palmeiras por 2 a 0 com dois gols no final e complicou a vida dos paulistas.
O jogo do Grêmio aconteceu na terça-feira, dia 23. Com uma proposta de jogo defensiva, abdicando um pouco da posse da bola, o técnico Renato Gaúcho conseguiu segurar a pressão do River, sempre muito forte em seu campo. Em lance de cobrança de escanteio, o meia Alisson cruzou na cabeça de Michel, que brilhou no Atlético na Série B de 2016, marcando o único gol da partida. Com isso, qualquer empate em Porto Alegre, na próxima terça-feira, dá a vaga na final para os gremistas. Uma vitória do River por 1 a 0, porém, leva a disputa para os pênaltis, e qualquer outro triunfo argentino dá a classificação para estes últimos.
A situação do Palmeiras é bem mais complicada. A equipe de Luiz Felipe Scolari conseguiu suportar o caldeirão da La Bombonera por quase 90 minutos, contando com uma atuação meio apática dos dois lados. Entretanto, o atacante Benedetto saiu do banco de reservas para resolver a peleja em cinco minutos, marcando de cabeça no contrapé do goleiro Weverton e fazendo um golaço após drible desconcertante no zagueiro Luan. Com o resultado, o Palmeiras precisa vencer por pelo menos 2 a 0 para levar o embate para os pênaltis, necessitando de três gols de diferença caso queira avançar no tempo regulamentar. Se o Boca marcar um gol em São Paulo, na semana que vem, o panorama fica ainda mais difícil para o Palmeiras, que vai precisar arriscar tudo, por causa do gol fora de casa como critério de desempate.