O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Proteção

Goiânia atinge meta de vacinação contra raiva animal

Oitenta por cento da população estimada de cães e gatos foram vacinados. Doses continuam disponíveis até dia 31 de outubro nos sete Distritos Sanitários da Capital

Postado em 26 de outubro de 2018 por Katrine Fernandes
Goiânia atinge meta de vacinação contra raiva animal
Oitenta por cento da população estimada de cães e gatos foram vacinados. Doses continuam disponíveis até dia 31 de outubro nos sete Distritos Sanitários da Capital

Da Redação

Donos de cães e gatos de Goiânia atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e levaram em massa seus animais de estimação para vacinar contra a raiva. O resultado é que a campanha atingiu a meta de 80% de cobertura. Mesmo assim,  a vacinação continua em Goiânia até o dia 31 de outubro. As doses da vacina estão disponíveis em todos os sete Distritos Sanitários da SMS e na sede da Vigilância em Zoonoses. Quem ainda não vacinou o animal que tem em casa deve aproveitar estes últimos dias da campanha para procurar uma unidade e garantir a imunização. 

Desde o início da campanha, em 22 de setembro, até o momento, 160.572  cães e gatos já foram imunizados na Capital, o que corresponde a um total de 80% de cobertura de uma população estimada em 200 mil pets. ”Estamos satisfeitos por ter alcançado  a meta da campanha, mas fazemos um apelo aos donos que ainda não aderiram à campanha que levem seus animais para a vacinação para que possamos ter uma cobertura ainda maior”, ressalta a médica veterinária e gerente de Controle de População Animal da SMS, Catarina Rates.

Para receber a vacina, os animais precisam estar saudáveis e ter idade superior a três meses. É importante que os bichos sejam conduzidos aos postos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo durante a vacinação. Além de disponibilizar as vacinas nas sedes dos Distritos, a SMS também realiza visitas domiciliares para alcançar um maior número de cães e gatos.”A doença é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida às pessoas, por isso é tão importante que todos os animais sejam imunizados”, explica Catarina Rates.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.