O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Qualificação

Curso de hortaliças no CREDEQ encerra amanhã (30)

Durante três semanas, cinco turmas de pacientes foram capacitadas, sendo quatro masculinas e uma feminina

Postado em 29 de outubro de 2018 por Fernanda Martins
Curso de hortaliças no CREDEQ encerra amanhã (30)
Durante três semanas

47e5c4b4eba86f94de33d27d04ce1fa4

Da Redação

Encerra-se nesta terça-feira (30) o ciclo de qualificação de pacientes internados no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ) na produção e exploração de hortaliças. A entrega dos certificados de conclusão acontece na manhã da próxima quarta-feira (31).

Durante três semanas, o escritório aparecidense da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER) capacitou pacientes divididos em cinco turmas, sendo quatro masculinas e uma feminina. A quinta e última turma será das mulheres internadas (dias 29 e 30). As aulas práticas e teóricas acontecem sempre entre 9 e 12 horas.

O cuidado diário de uma horta faz parte projeto terapêutico do CREDEQ –  Prof. Jamil Issy, com o propósito de auxiliar no processo de reabilitação dos pacientes. A participação nessa terapia é opcional, pois se é respeitada a restrição de cada paciente, fazendo com que o projeto terapêutico singular do paciente esteja em constante adaptação.

Em outubro de 2016, teve início a produção de hortas, com a criação de 12 canteiros com aproximadamente quatro metros cada. Esse volume, atualmente, está triplicado. As hortas são cultivadas em função de cada Unidade Terapêutica Residencial (UTR).

São cultivadas hortaliças, tubérculos e plantas medicinais. Entretanto, a parceria com a Emater prevê a viabilização de outros projetos, como o do Pomar, a da Lavoura Urbana e o do Quintal Legal. A Emater está disponibilizando suporte profissional, o qual auxilia e orienta a implantação do projeto, e cursos profissionalizantes, nos quais os pacientes aprendem técnicas de horticultura, as quais poderão auxiliá-los no processo de reinserção social e no mercado de trabalho.

“As opções para se conquistar independência financeira, ao se dominar as técnicas de preparo e produção de hortas, assim como de plantas ornamentais, são grandes”, esclarecer Antônio Ribeiro, engenheiro agrônomo responsável pelo escritório aparecidense da Emater.

Para a superintendente executiva do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, Salete Maria, “o curso, além de produzir efeitos físicos e financeiros, também, tende a gerar virtuosidades espirituais no paciente, que em analogia se identificam como mudas cultivadas e desenvolvidas”.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também