O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
MÚSICA

Goiânia está no circuito do punk mundial

The Varukers desembarca pela primeira vez na Capital para show, nesta sexta (2), no Martim Cererê

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 1 de novembro de 2018
Goiânia está no circuito do punk mundial
The Varukers desembarca pela primeira vez na Capital para show

0668750f7ee09496b2ac30a115686001

GABRIELLA STARNECK

ESPECIAL PARA O HOJE 

O movimento punk ganha destaque em Goiânia nesta semana. Isso porque a The Varukers, uma das bandas pioneiras do seguimento na Inglaterra, desembarca pela primeira vez na Capital para se apresentar, na sexta-feira (2), no Centro Cultural Martim Cererê. O show ainda conta com a participação de nomes locais como Death from Above, Ímpeto e Ressonância Mórfica, além das bandas brasilienses Maltrapilhos e Os Cabeloduro.

Para o organizador do evento, Léo Bigode, a presença da banda Varukers em Goiânia é de extrema importância para colocar o Estado de Goiás na rota de bandas do movimento underground. A cidade já recebeu, nos últimos anos, outros nomes do punk como os Toy Dolls (2018), GBH (2017) e ainda o The Exploited (2013). “Eu acho que uma apresentação como essa vem para dar mais gás às bandas desse estilo”, afirma Bigode. 

Show Varukers

Prestes a completar 40 anos de história, a Varukers tem forte influência na trajetória de outras bandas do punk, inclusive brasileiras: “É uma banda que todo mundo gosta, influenciou a maioria dos grupos que tocam esse estilo, e também as letras são boas”, afirma Márcio,  vocalista da Maltrapilhos. As canções trazem temáticas que se relacionam com o contexto sócio-político brasileiro, como afirma o organizador do evento: “Shows como o da banda The Varukers são emblemáticos para quem luta pelas minorias e pela liberdade”. 

O grupo já esteve no Brasil outras duas vezes, mas em solo goiano essa será a primeira. A apresentação, na Capital, está sendo organizada pela Monstro Discos. A The Varukers ainda se apresentará em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Bragança Paulista. “Esse show é lendário, e vai ocorrer em poucas cidades. Para nós, da Monstro, é muito bacana ajudar na produção”, afirma Léo Bigode. 

O organizador ainda ressalta que a presença de grupos internacionais de renome, como a The Varukers, em Goiânia, serve como motivação e estímulo para bandas desse seguimento que estão surgindo. Por esse motivo, apesar da proposta do cachê para o show ser ‘arriscada’, como afirma LéoBigode, a gravadora aceitou o desafio de trazer a banda. 

Outras atrações 

Nomes locais como Death from Above, Ímpeto e Ressonância Mórfica, além das bandas brasilienses Maltrapilhos e Os Cabeloduro, também se apresentam na mesma noite que a banda The Varukers. Para o organizador do evento, o critério de seleção dos grupos foi escolher aqueles que estavam em atividade, produzindo novos materiais: “A Maltrapilhos é uma banda clássica de pop rock, Os Cabeloduro tem cerca de 20 anos de carreira e as bandas goianas já são lendárias na cidade e contribuíram para o circuito desse movimento”. 

A banda Maltrapilhos, formada por Márcio (vocal), Cleber (bateria), Rodrigo (guitarra) e Ismael (baixo), está na estrada desde de 1994. Com experiência no movimento punk, o grupo inclusive já se apresentou com a The Varukers, em 2010, na cidade de Brasília. Por esse motivo, a expectativa para o show dessa sexta-feira (2) é grande.

“Para nós, é muito bom essa oportunidade, ainda mais fora de casa. Já tocamos em Goiânia, algumas vezes, mas, se não me engano, a última apresentação foi em 2011. Estar aí com atração internacional, que todo mundo gosta, é muito legal”, afirma Márcio. Em relação ao repertório, o vocalista afirma que o público pode esperar canções que tratam da questão política, além dos sucessos do grupo. 

SERVIÇO

Show com The Varukers (UK)

Quando: sexta-feira (2)

Onde: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul – Goiânia)

Horário: a partir das 19h

Entrada: R$ 50 (meia-entrada) 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também