Goiânia está no circuito do punk mundial
The Varukers desembarca pela primeira vez na Capital para show, nesta sexta (2), no Martim Cererê
GABRIELLA STARNECK
ESPECIAL PARA O HOJE
O movimento punk ganha destaque em Goiânia nesta semana. Isso porque a The Varukers, uma das bandas pioneiras do seguimento na Inglaterra, desembarca pela primeira vez na Capital para se apresentar, na sexta-feira (2), no Centro Cultural Martim Cererê. O show ainda conta com a participação de nomes locais como Death from Above, Ímpeto e Ressonância Mórfica, além das bandas brasilienses Maltrapilhos e Os Cabeloduro.
Para o organizador do evento, Léo Bigode, a presença da banda Varukers em Goiânia é de extrema importância para colocar o Estado de Goiás na rota de bandas do movimento underground. A cidade já recebeu, nos últimos anos, outros nomes do punk como os Toy Dolls (2018), GBH (2017) e ainda o The Exploited (2013). “Eu acho que uma apresentação como essa vem para dar mais gás às bandas desse estilo”, afirma Bigode.
Show Varukers
Prestes a completar 40 anos de história, a Varukers tem forte influência na trajetória de outras bandas do punk, inclusive brasileiras: “É uma banda que todo mundo gosta, influenciou a maioria dos grupos que tocam esse estilo, e também as letras são boas”, afirma Márcio, vocalista da Maltrapilhos. As canções trazem temáticas que se relacionam com o contexto sócio-político brasileiro, como afirma o organizador do evento: “Shows como o da banda The Varukers são emblemáticos para quem luta pelas minorias e pela liberdade”.
O grupo já esteve no Brasil outras duas vezes, mas em solo goiano essa será a primeira. A apresentação, na Capital, está sendo organizada pela Monstro Discos. A The Varukers ainda se apresentará em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Bragança Paulista. “Esse show é lendário, e vai ocorrer em poucas cidades. Para nós, da Monstro, é muito bacana ajudar na produção”, afirma Léo Bigode.
O organizador ainda ressalta que a presença de grupos internacionais de renome, como a The Varukers, em Goiânia, serve como motivação e estímulo para bandas desse seguimento que estão surgindo. Por esse motivo, apesar da proposta do cachê para o show ser ‘arriscada’, como afirma LéoBigode, a gravadora aceitou o desafio de trazer a banda.
Outras atrações
Nomes locais como Death from Above, Ímpeto e Ressonância Mórfica, além das bandas brasilienses Maltrapilhos e Os Cabeloduro, também se apresentam na mesma noite que a banda The Varukers. Para o organizador do evento, o critério de seleção dos grupos foi escolher aqueles que estavam em atividade, produzindo novos materiais: “A Maltrapilhos é uma banda clássica de pop rock, Os Cabeloduro tem cerca de 20 anos de carreira e as bandas goianas já são lendárias na cidade e contribuíram para o circuito desse movimento”.
A banda Maltrapilhos, formada por Márcio (vocal), Cleber (bateria), Rodrigo (guitarra) e Ismael (baixo), está na estrada desde de 1994. Com experiência no movimento punk, o grupo inclusive já se apresentou com a The Varukers, em 2010, na cidade de Brasília. Por esse motivo, a expectativa para o show dessa sexta-feira (2) é grande.
“Para nós, é muito bom essa oportunidade, ainda mais fora de casa. Já tocamos em Goiânia, algumas vezes, mas, se não me engano, a última apresentação foi em 2011. Estar aí com atração internacional, que todo mundo gosta, é muito legal”, afirma Márcio. Em relação ao repertório, o vocalista afirma que o público pode esperar canções que tratam da questão política, além dos sucessos do grupo.
SERVIÇO
Show com The Varukers (UK)
Quando: sexta-feira (2)
Onde: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul – Goiânia)
Horário: a partir das 19h
Entrada: R$ 50 (meia-entrada)