Gustav Ritter: três décadas de arte que transforma vidas
Instituto nasceu na antiga Casa dos Padres Redentoristas, em 1986, pelo governo de Goiás

Em comemoração aos 30 anos de atuação do Instituto Gustav Ritter, comemorado no próximo dia 16 de novembro, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) preparou uma programação com eventos nas áreas de música, dança e teatro, envolvendo os 2.200 alunos da escola.
Até o fim do ano, serão realizadas 50 apresentações, dentre elas, recitais, concertos da Orquestra e Banda Sinfônica, apresentações teatrais das turmas infantil e adulta e espetáculos de dança. “Encerraremos o ano com muitas atividades, afinal, são três décadas de muito trabalho e conquistas, em especial nos últimos oito anos, em que praticamente dobramos o número de alunos na escola, conquistamos diversos prêmios nacionais e internacionais. Enfim, só temos motivos para comemorar e continuar realizando esse trabalho que promove a formação artística e cultural de crianças, jovens e adultos”, enaltece Edmar Carneiro, diretor do Instituto Gustav Ritter.
Edmar lembra que o Instituto Gustav Ritter oferece oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades artísticas. “Tradicionalmente, exportamos talentos, tendo ex-alunos que, hoje, atuam nos cenários cultural nacional e internacional, em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Suíça e França”, finaliza o diretor.
A escola possui 4.290 inscritos para os testes de aptidão e nível. Na música, são 1.070 alunos matriculados, sendo eles a partir dos 9 anos de idade, nas modalidades de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, guitarra, violão erudito, violão popular, canto erudito, canto popular, piano, teclado, bateria, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, euphonium, flauta doce e espineta (cravo).
Para a dança, são 750 alunos matriculados nas modalidades de balé clássico, jazz, danças urbanas, dança caráter e dança flamenca. Já para o teatro, são 450 alunos nas modalidades de oficinas de teatro físico, interpretação teatral, jogos teatrais, iniciação ao teatro infantil, formação do ator, percepção musical, expressão corporal, dinâmica de grupo, montagem e produção de espetáculos.
Na junção dos três núcleos – música, dança e teatro –, são atendidos 2.270 alunos de Goiânia e Região Metropolitana (Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Goianira, Guapó, Inhumas, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo e Trindade).
Prêmios
Dentre os prêmios recebidos pelo Instituto Gustav Ritter, em 2018, estão o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (Fidpoa), com o 1º lugar na modalidade Ballet Clássico de Repertório Conjunto Juvenil, e 2º lugar na modalidade de Ballet Clássico Livre Conjunto Juvenil; o 36º Festival de Dança de Joinville (SC) com Balé Jovem – Prêmio Especial pelo figurino do balé Harlequinade, Conjunto de Repertório Júnior – 1º lugar no Balé Jovem e o Conjunto Neo Clássico Júnior – 2º lugar no Balé Jovem; a Seletiva YAGP Brasil em Uberlândia (MG) com o Balé Jovem – 2º lugar no Conjunto Júnior, Balé Infantil – 2º lugar no Conjunto Pré Competitive e o Conjunto Neo Clássico Júnior – 2º lugar no Balé Jovem.
Locais
Os eventos de comemoração serão realizados no Instituto Gustav Ritter, nos seguintes locais: Teatro Goiânia, Castro’s Park Hotel e no Teatro do Basileu França. Há entradas gratuitas e com ingressos nos valores de até R$ 25 (meia).
SERVIÇO
30 anos do Instituto Gustav Ritter
Quando: de 3/10 a 12/12
Programação: gustavritter.seduce.go.gov.br