quarta-feira, 19 de agosto de 2026
Parceria

Ronaldo Caiado se reúne com o presidente eleito Jair Bolsonaro

Os dois políticos eleitos conversaram em Brasília sobre projetos e ações para Saúde, Educação, Segurança e Agricultura

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em
Ronaldo Caiado se reúne com o presidente eleito Jair Bolsonaro
Os dois políticos eleitos conversaram em Brasília sobre projetos e ações para Saúde

Jair Bolsonaro gravou um vídeo ao lado de Ronaldo Caiado agradecendo o apoio e confiança do eleitor goiano no segundo turno

O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) ouviu do presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) que em seu governo as portas estarão abertas para o Estado de Goiás, em uma reunião ontem, em Brasília. No encontro que durou cerca de 25 minutos, Caiado e Bolsonaro falaram de temas como agricultura, saúde e segurança pública, com a participação também do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, e futuro ministro-chefe da Casa Civil; do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e do general Heleno. Ainda na presença de Caiado, o presidente eleito anunciou a escolha da deputada Tereza Cristina (Democratas-MS) para assumir o Ministério da Agricultura.     

Bolsonaro ressaltou que Goiás vai ajudar muito o futuro governo de Ronaldo Caiado. “Vamos dar muito certo Ronaldo Caiado. Você é um amigo, que defende os goianos e muito orgulha esta nação. Contem comigo e com o nosso governo. Vamos fazer essas parcerias em áreas como a segurança pública, saúde e no que mais Goiás precisar”, disse Bolsonaro, durante a reunião.

“Meus amigos de Goiás, muito obrigado pelo apoio, pelas orações, pela confiança. Goiás é um grande Estado e nós temos boas propostas no tocante ao Ministério da Agricultura e Meio Ambiente, que não teremos mais brigas. Realmente, vamos trabalhar juntos para que, através da vocação de Goiás, a crise que existe em quase em todos os Estados do Brasil seja superada o mais rapidamente possível”, disse Bolsonaro ao lado de Caiado logo após o encontro.

“Uma honra enorme estar ao lado do nosso futuro presidente e, sem dúvida nenhuma, um amigo e também um apaixonado pelo nosso Estado de Goiás. Quero destacar a relação de amizade e companheirismo que sempre tive com Onyx Lorenzoni, que terá continuidade nessa nova fase, eu como governador e ele como ministro. Vamos manter uma importante sintonia com o governo federal que será essencial para Goiás”, acrescentou o governador eleito. 

Segurança e saúde

Caiado e Bolsonaro conversaram sobre a situação da segurança pública em Goiás. O democrata fez um relato a partir de dados recebidos ontem do Ministério da Segurança Pública sobre o sistema penitenciário e a atuação das facções criminosas no Estado. “O sistema penitenciário em Goiás é fraco, tem um déficit de mais de nove mil vagas. O PCC e o Comando Vermelho estão bem consolidados em Goiás. Existe um clima de total insegurança perante a população goiana”. 

Jair Bolsonaro enfatizou que a presença de Sérgio Moro no Ministério da Justiça será muito importante no combate a situações como as descritas por Caiado e acredita ser importante a alteração de artigos do Código Penal para enfrentar a criminalidade como maior rigor. 

Sobre a saúde pública em Goiás, Caiado informou ao presidente eleito algumas das dificuldades mais urgentes a serem sanadas. Ele mencionou a necessidade de novos leitos de UTI e a regionalização da saúde. “Hoje, há paciente que percorrem 500 km três vezes por semana para fazer uma hemodiálise e até 700 km para ter acesso a um leito de UTI”, destacou. 

Agricultura 

Durante o encontro no gabinete de transição, Bolsonaro anunciou que a deputada democrata Tereza Cristina será a nova ministra da Agricultura, cumprindo promessa feita durante sua campanha de acolher o nome indicado pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA). 

Como membros e um dos fundadores da frente, Caiado fez questão de exaltar o papel da FPA em prol do setor mais importante da economia brasileira e da importância de um presidente da República ouvir o setor na escolha do ministro da Agricultura.   

“Essa frente ampliou-se de uma forma suprapartidária. Garanto que o presidente terá uma reposta favorável em todas as votações que sejam de interesse de país. Essa frente tem competência e capacidade, é uma frente que a vida toda tivemos uma maioria de votos em todos os nossos embates. Eu, hoje, saio do Legislativo depois de 24 anos para assumir o governo do estado de Goiás. Mas digo ao presidente da República que a nossa bancada de Goiás também dará total apoio a essas novas votações que virão pela frente, as modificações que serão implantadas. Esta é a primeira vez na história da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) brasileira que a indicação do seu nome é ungida pelo presidente da República para um ministro de Estado. Vossa Excelência tirou o Ministério da Agricultura de um ministério de negociações que muitas vezes era feita para atender interesses e acertos partidários para transformá-lo num ministério da altivez da FPA, um setor que honra todos nós no Brasil”, pontuou Ronaldo Caiado. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Daniel Vilela acelera carreatas por Goiás; estratégia dá visibilidade, mas pode afastar o olho no olho

CARREATA

Daniel Vilela acelera carreatas por Goiás; estratégia dá visibilidade, mas pode afastar o olho no olho

Vilela faz cinco carreatas pelo Vale do São Patrício nesta quarta-feira. Estratégia amplia visib...
Arruda concentra agenda no DF com sabatina, carreata em Taguatinga e lançamento de candidatura

POLÍTICA

Arruda concentra agenda no DF com sabatina, carreata em Taguatinga e lançamento de candidatura

Candidato ao Governo do DF cumpre agenda em Taguatinga e no SIA, com compromissos voltados ao setor ...
Daniel Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela abre campanha em Goiânia com adesivaço

Ato no Serra Dourada reuniu aliados e marcou retomada de um ponto simbólico da campanha de 2022
Leandro Grass concentra agenda de campanha no DF em mobilidade e contato com eleitores nesta quarta

POLÍTICA

Leandro Grass concentra agenda de campanha no DF em mobilidade e contato com eleitores nesta quarta

Candidato do PT ao Governo do DF participa de sabatina da CNN, faz caminhadas e panfletagens em Plan...
Enio Fernandes

ENTREVISTA

Enio Fernandes vê “tempestade perfeita” no agro e critica imediatismo político

Consultor aponta combinação de clima adverso, juros altos, endividamento e perda de renda como ame...
Rio governador

GOVERNADOR PROVISÓRIO

STF retoma julgamento sobre eleição para governador do Rio

Corte analisa se escolha do novo chefe do Executivo deve ocorrer pelo voto direto ou pela Assembleia...
Celina Leão cumpre agenda com visita à Feira dos Importados, posse no STJ e encontro político em Brasília

POLÍTICA

Celina Leão cumpre agenda com visita à Feira dos Importados, posse no STJ e encontro político em Brasília

Governadora participa de três compromissos nesta quarta-feira (19), incluindo cerimônia de posse d...
Veja a agenda dos candidatos à Presidência nesta quarta-feira

ELEIÇÕES 2026

Veja a agenda dos candidatos à Presidência nesta quarta-feira

A agenda dos candidatos à inclui gravação de programas de campanha, entrevistas à imprensa e re...