Evento que contempla inclusão social vai até domingo em Brasília
Festival Internacional Brasília Photo Show abriga, nesta quarta edição, a Cidade da Fotografia
SABRINA MOURA E GUILHERME MELO*
O Festival Internacional Brasília Photo Show chega à sua quarta edição em 2018 e traz uma grande novidade para o público: a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo, que conta com exposições, workshops e palestras com renomados fotógrafos, shows culturais, tour fotográfico e leilão social.
O evento teve início no último dia 15 de novembro (quinta) e segue até este domingo (18), na Capital Federal, com museu de fotografia, feira de tecnologia de imagem e festa de premiação. Segundo Edu Vergana, curador e organizador do evento, esta edição teve uma preparação desde o início do ano: as fotos foram enviadas para o site do evento, onde foi realizada uma pequena curadoria para selecionar as imagens do festival.
Inclusão: um dos principais focos
Durante o festival, o público pode conferir cerca de 2.000 imagens de mais de 2 mil fotógrafos de todo o País. Com foco na inclusão social, o evento traz exposições de profissionais com deficiências auditiva, física, com síndrome de Down e visual, como o fotógrafo piauiense João Maia. Aos 43 anos, e há 15 com deficiência após desenvolver uma doença autoimune, João foi o primeiro fotógrafo deficiente visual a registrar uma Paralimpíada, e agora irá levar toda sua experiência e superação à Cidade da Fotografia.
A transição do Festival para a criação da Cidade da Fotografia foi devido ao crescimento no número de inscrições para o concurso fotográfico Brasília Photo Show, e o interesse crescente do público pelas fotos. “A Cidade da Fotografia parte da ideia de levar vários elementos e tipos de fotógrafos para expor seus trabalhos. Temos grandes fotógrafos que realizam palestras e expõem suas obras que enriquecem muito o festival. A Cidade da Fotografia não é só os produto, mas sim um acesso a informações importantes para o desenvolvimento na profissão”, explica Edu Vergana.
Outros nomes da fotografia inclusiva que estão no Ffestival são os jovens com síndrome de Down Jéssica Mendes e o Mohamed Dalloul. Mohamed já expôs suas imagens na Heart &Sold, galeria do Reino Unido que representa artistas com síndrome de Down do mundo inteiro. Com o tema Fotografia Inclusiva, a paranaense de Maringá Maria Angelita Djapoterama também irá levar ao público a sua experiência a partir de trabalhos realizados com povos indígenas e deficientes.
Além das exposições, o assunto será abordado em parte das mais de 25 palestras que estão sendo realizadas, gratuitamente, durante o Brasília Photo Show.
*IntegranteS do programa de estágio do jornal O HOJE
SERVIÇO
Festival Internacional de Brasília
Quando: sábado (17) e domingo (18)
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)
Horários: das 10h às 22h (sábado) e 10h às 21h (domingo)
Entrada gratuita