quinta-feira, 5 de novembro de 2026
Escola sem Partido

MPF expede recomendações para impedir assédio moral a professores

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) expediram recomendações para impedir o assédio moral a professores. Os órgãos recomendaram à Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e à Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia que se abstenham de […]

Sheyla Sousapor em
MPF expede recomendações para impedir assédio moral a professores

As secretarias terão 20 dias para informar as medidas

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) expediram recomendações para impedir o assédio moral a professores. Os órgãos recomendaram à Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e à Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia que se abstenham de qualquer atuação ou sanção arbitrária em relação a professores. As secretarias terão 20 dias para informar as medidas adotadas para o cumprimento das recomendações ou para explicar as razões para não acatá-las.

As recomendações se devem a sanções que representem violação aos princípios constitucionais e demais normas que regem a educação nacional. De acordo com o MPF, em especial quanto à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, além do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

As recomendações orientam ainda que as Secretarias adotem as medidas cabíveis e necessárias para que não haja qualquer forma de assédio moral contra esses profissionais por parte de servidores, outros professores, estudantes, familiares ou responsáveis e que atuem com objetivo de evitar intimidações a docentes e alunos, decorrentes de divergências político-ideológicas que resultem em censura.

As ações integram um movimento coordenado nacional. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), sugeriram a expedição das recomendações às instituições públicas de educação básica e superior de todo o país. A medida faz parte da “Ação Coordenada PFDC – Princípios Educacionais. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. Respeito à liberdade e apreço à tolerância”.

Escola sem Partido

As gravações de aulas e denúncias de professores têm sido incentivadas por apoiadores do movimento Escola sem Partido, projeto de lei que está em discussão no Congresso Nacional. Individualmente, mais de 200 promotores e procuradores assinaram nota técnica em defesa do movimento.

“Os projetos de lei federal, estadual ou municipal baseados no anteprojeto do Programa Escola sem Partido não violam a Constituição Federal; ao contrário, visam a assegurar que alguns dos seus mais importantes preceitos, princípios e garantias sejam respeitados dentro das escolas pertencentes aos sistemas de ensino dos estados e dos municípios”, diz trecho do documento.

Em oposição ao movimento, a organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com professores e educadores lançou o movimento Escola com Diversidade e Liberdade, que angariou mais de 67 mil assinaturas.

“A falta de clareza sobre o que é doutrinação possibilita que cada um entenda o que quiser sobre o termo e intérprete as aulas também de acordo com suas próprias convicções e ideologias. Assim, abrem-se caminhos para denúncias indevidas que podem corroer profundamente as relações de confiança entre educadores, estudantes e seus familiares, fundamentais ao bom funcionamento das escolas e à aprendizagem dos alunos”, diz trecho do texto. (Agência Brasil) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Eduardo Bolsonaro diz não temer ações de democratas contra ele e Flávio nos EUA

midterms

Eduardo Bolsonaro diz não temer ações de democratas contra ele e Flávio nos EUA

Após vitória democrata, Eduardo Bolsonaro comenta possível pressão contra família nos EUA
Caso Lázaro Barbosa ganha episódio de série documental no Disney+

CASO MARCANTE DO CENTRO-OESTE

Caso Lázaro Barbosa ganha episódio de série documental no Disney+

Produção revisita os 20 dias de buscas pelo criminoso em Goiás, em 2021, e reúne relatos de inve...
PF cumpre mandados em Goiânia contra esquema de fraude em benefícios sociais

Investigação

PF cumpre mandados em Goiânia contra esquema de fraude em benefícios sociais

Operação Peregrinus Ingratus investiga grupo com atuação nacional que usava documentos falsos e ...
Caldas Novas

Setor Lagoa Quente

Bombeiros capturam sucuri de 4,5 metros em Caldas Novas; veja vídeo

Serpente foi encontrada em um ribeirão no Setor Lagoa Quente, próximo a uma residência
PCDF investiga trio por golpe de falso anúncio de garota de programa em Brasília

Operação Ruiva Fake

PCDF investiga trio por golpe de falso anúncio de garota de programa em Brasília

Operação cumpriu mandados em Montes Claros (MG); vítimas eram atraídas por anúncios na internet...
Goiânia terá Polícia Municipal após transformação da GCM, anuncia Mabel

SEGURANÇA PÚBLICA

Goiânia terá Polícia Municipal após transformação da GCM, anuncia Mabel

Nova estrutura ampliará o patrulhamento nas ruas e a proteção de parques, praças, escolas e equi...
Advogado é preso em São Paulo suspeito de financiar furto de 40 nelores em Goiás

FURTO

Advogado é preso em São Paulo suspeito de financiar furto de 40 nelores em Goiás

Furto ocorreu entre os dias 21 e 22 de setembro e causou prejuízo de cerca de R$ 140 mil ao proprie...
Goiânia registra 490 colisões contra postes de energia em 2026

levantamento

Goiânia registra 490 colisões contra postes de energia em 2026

Goiás contabilizou 2.922 ocorrências entre janeiro e outubro, segundo a Equatorial. Capital lidera...