Estado de Goiás está na rota de produção de vinhos finos
Terceira edição do Brinda Brasil em Goiânia traz novidades do que é produzido por aqui, em outros Estados e fora do Brasil
Da Redação
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, Goiás teve mais de 71 hectares de área plantada destinada à colheita de uva, com um rendimento médio de mais de 23 mil quilos por hectare e uma produção total de 1,6 mil toneladas. Rio Grande do Sul, maior produtor da fruta no País, teve uma área plantada superior a 48 mil hectares com rendimento médio de 19 mil quilos por hectare e uma produção total de mais de 956 mil toneladas.
Atualmente, Goiás está presente na lista das principais regiões produtoras de vinhos no Brasil, ao lado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo, conforme dados Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Embrapa Uva e Vinho.
Para fomentar ainda mais esse crescente mercado produtor de vinhos em Goiás e apresentar o que de melhor é produzido por aqui, Goiânia recebe um evento enogastronômico. A ocasião será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, no Mercure Hotel, no Setor Oeste.