sábado, 26 de setembro de 2026
AGU

TRF-3 derruba liminar que suspende acordo entre Boeing e Embraer

No entendimento da AGU, a suspensão das negociações viola o princípio da separação dos Poderes

Redação O Hojepor em
TRF-3 derruba liminar que suspende acordo entre Boeing e Embraer
No entendimento da AGU

Justiça derruba liminar que suspende acordo entre Boeing e Embraer (Foto: Divulgação:Courtesy Embraer/Handout via REUTERS)

Em resposta a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora Therezinha Cazerta, derrubou na madrugada deste sábado (22/12) a liminar que suspendia a negociação entre a Embraer e a Boeing.

As negociações estavam paralisadas desde o último dia 19 devido a uma ação movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, onde a Embraer tem fábricas. Os sindicalistas argumentam que o negócio fere regras de mercado, uma vez que na transação haveria uma incorporação da Embraer pela Boeing e não apenas uma associação entre as duas empresas para um projeto específico.

A AGU argumentou que a manutenção da liminar poderia gerar lesão à ordem pública administrativa e à economia pública. Também afirmou que a suspensão das negociações agride o princípio constitucional da livre iniciativa, pois se trata de negociação entre duas empresas privadas.

No entendimento da AGU, a suspensão das negociações viola o princípio da separação dos Poderes. “[A decisão] afeta a capacidade da União de analisar a operação e decidir se exercerá ou não o poder de veto que tem em razão de ser detentora da ‘ação de ouro’ [golden share] da companhia brasileira –, opção que, lembra a Advocacia-Geral, é eminentemente político-administrativa, e não judicial”.

Acordo

O acordo em andamento entre as duas companhias prevê a criação de uma nova companhia, uma joint venture, no termo do mercado, na qual a Boeing teria 80% e a Embraer, 20%.

Caberia à Boeing a atividade comercial, não absorvendo as atividades relacionadas a aeronaves para segurança nacional e jatos executivos, que continuariam somente com a Embraer.

Hoje o governo brasileiro tem uma participação qualificada na empresa, por meio de golden share, uma ação especial que dá mais controle ao seu proprietário. (Agência Brasil) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Acidente entre caminhão e carro na GO-244 fere motorista e mata quatro bois em Porangatu

Porangatu

Acidente entre caminhão e carro deixa motorista ferido e quatro bois mortos na GO-244

Motorista do carro teve fraturas na face e nos membros inferiores; caminhão levava 35 bois na carro...
Festival Viva Goiânia

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Festival Viva Goiânia terá 229 atrações em outubro

Comemorações pelos 93 anos da Capital serão realizadas em 11 regiões, com shows, esporte, cultur...
Foragido morre após confronto com policiais na divisa entre DF e Goiás

troca de tiros

Foragido morre após confronto com policiais na divisa entre DF e Goiás

Homem era monitorado por suspeita de transportar drogas entre Águas Lindas e o Distrito Federal e e...
Criminosos usam TikTok para divulgar venda de conteúdo de abuso sexual infantil

INVESTIGAÇÃO

Criminosos usam TikTok para divulgar venda de conteúdo de abuso sexual infantil

Investigação identificou mais de 30 perfis que direcionavam interessados ao Telegram, onde materia...
TCM impede redução de escalas na Saúde de Goiânia e cobra explicações sobre financiamento

Impasse na saúde da capital

TCM impede redução de escalas na Saúde de Goiânia e cobra explicações sobre financiamento

Prefeitura terá de manter plantões e serviços nos parâmetros de agosto enquanto apresenta ao Tri...
"Mãe Loira do Funk" troca de carro quatro vezes antes de ser presa em sítio

TORTUROU O EX

“Mãe Loira do Funk” troca de carro quatro vezes antes de ser presa em sítio

Segundo a polícia, Verônica Costa tentou despistar as equipes durante o trajeto entre o Rio de Jan...
Criança de 2 anos morre após ser arremessada de carro em Goiânia

NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS

Criança de 2 anos morre após ser arremessada de carro em Goiânia

Menina estava no colo da mãe e sem cinto de segurança, segundo testemunhas
Chuvas deixam seis mortos e mais de 642 mil pessoas afetadas no Rio Grande do Sul

Temporais no RS

Chuvas deixam seis mortos e mais de 642 mil pessoas afetadas no Rio Grande do Sul

Caxias do Sul concentra quatro das vítimas; Defesa Civil contabiliza centenas de desabrigados e des...