quarta-feira, 16 de setembro de 2026
Concurso

Locais de prova para o concurso da Alego serão divulgados nesta segunda (14)

Segundo a banca organizadora, os inscritos chegaram aos 38.313

Guilherme Araújopor em
Locais de prova para o concurso da Alego serão divulgados nesta segunda (14)
Segundo a banca organizadora

Da Redação

Concurso da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) atingiu o total de 38.313 inscrições, segundo a banca organizadora. Para Assistente Legislativo, que são os cargos de nível médio, o total é de 26.277 inscrições. Já para Procurador de 2ª classe foram 3.236 adesões. Em relação aos cargos de Analista Legislativo, o total é de 8.800 inscritos. Nesta segunda, também, será divulgado o local de aplicação das provas, no Site do Instituto Americano de Desenvolvimento.

A prova vai ocorrer no próximo domingo (20), para os cargos de Analista Legislativo (arquiteto, arquivista, assistente social, cirurgião-dentista, comunicador social, contador, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro do trabalho, engenheiro eletricista, fisioterapeuta, médico cardiologista, médico clínico, médico do trabalho, médico ginecologista, médico ortopedista, médico psiquiatra, psicólogo organizacional, revisor ortográfico e segurança da informação). Já para os cargos de Assistente Legislativo e Procurador as provas serão aplicadas no outro domingo (27). O certame visa preencher 80 vagas do quadro efetivo da Casa de Leis.

No portal da Alego há um hotsite especializado para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o concurso. Nele também se encontram diversas informações, resoluções pertinentes ao edital e número de vagas. É possível acessá-lo clicando aqui.

Retificações

Desde a lançamento do edital original do concurso público, no dia 25 de outubro, no Diário Oficial, foram publicadas cinco retificações. Entre as principais mudanças estão o fim da exigência de habilitação específica para o cargo de Policial Legislativo, a confirmação da data das provas objetivas para o cargo de Procurador e ajustes de redação nos editais. 

Essas retificações nos três editais – um para cargos de ensino médio, um para ensino superior e outro para procurador – são procedimentos comuns após a publicação das regras do certame.

Retrospectiva

Presidente da Casa de Leis, José Vitti (PSDB) ao anunciar, no início de outubro, a realização deste concurso para provimento de cargos do quadro de servidores efetivos da Alego, disse que se trata de uma conquista da Mesa Diretora da 18ª Legislatura que, desde o início de 2017, está sob o seu comando.

As vagas do concurso para provimento de cargos do quadro de servidores efetivos do Parlamento foram definidas no projeto básico elaborado pela comissão interna responsável. José Vitti havia autorizado o aumento do quantitativo de vagas de 59 para 80 para o próximo certame. 

A definição das novas vagas leva em conta a preocupação do presidente José Vitti em qualificar cada vez mais o quadro de servidores efetivos da Assembleia Legislativa. O novo concurso consolida as ações da Mesa Diretora, ao valorizar o quadro permanente da Casa, selecionando profissionais altamente preparados para a rotina do Poder Legislativo, com ganhos para toda a sociedade.

“Precisamos, cada vez mais, qualificar o quadro de servidores da Casa, trazendo pessoas que irão se identificar com o Poder. Nós, deputados, somos passageiros, mas os servidores permanecerão aqui”, afirmou.

O projeto básico para o concurso incluiu duas vagas para procurador de 2ª classe. Antes, não havia previsão de disponibilidade de vagas para esse cargo. Dando continuidade ao processo de transparência e inclusão do Poder Legislativo, promovido pelo presidente José Vitti, serão disponibilizadas duas vagas para Tradutor-Intérprete de Libras. A novidade tornará mais amplo e facilitado o acesso a portadores de limitação auditiva nas atividades da Casa. 

Duas outras vagas serão destinadas para Arquivistas, o que permitirá a ampliação dos cuidados com a memória documental do Poder Legislativo, consolidando o amplo trabalho realizado de resgate e de preservação da história do Parlamento. A divulgação institucional ganhará o reforço de cinco novos comunicadores, tornando a cobertura das atividades da Alego mais eficiente.

O concurso para provimento efetivo anterior, homologado em julho de 2015, empossou mais de 100 concursados. O número contemplou todos os aprovados dentro do quantitativo de vagas e entrou, inclusive, no cadastro de reserva. Além disso, a estimativa de impacto orçamentário-financeiro do novo concurso também está adequada com os termos da Lei Orçamentária Anual, de comum acordo com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Concurso Goiás

Veja também

celina leão

BALANÇO DA GESTÃO | GDF

Celina Leão lista ações de apenas 5 meses de seu governo e critica gestões anteriores do DF

Em sabatina no SBT Brasília, governadora citou obras, atendimentos na saúde e investimentos no met...
Celina Leão

BRASÍLIA

Em sabatina no DF, Celina Leão é questionada sobre caso do Banco Master e rebate: “Fui contrária a qualquer tipo de negociação”

Governadora foi questionada sobre mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro e também falou sobre a sit...
lula

Dark Horse

Lula cobra explicações de Flávio Bolsonaro sobre recursos para filme do pai

Em entrevista, presidente questionou repasses de Daniel Vorcaro e também comentou investigações e...
Pedido de vista de Dino trava STF: veja o que acontece agora

JULGAMENTO

Pedido de vista de Dino trava STF: veja o que acontece agora

Julgamento sobre Moraes foi interrompido sem análise do mérito; próximo passo depende da devoluç...
Celina Leão apresenta projetos do metrô e cumpre agenda com sabatina no DF

POLÍTICA

Celina Leão apresenta projetos do metrô e cumpre agenda com sabatina no DF

Governadora e candidata à reeleição participa de compromissos no Buriti, entrevista no SBT, colet...
Candidatos divergem sobre uso de câmeras nas fardas policiais em Goiás

eleições 2026

Candidatos divergem sobre uso de câmeras nas fardas policiais em Goiás

Daniel e Wilder são contrários ao equipamento, enquanto Marconi defende discutir a medida com for�...
stf

BANCO MASTER

Após sessão do STF, Lula cobra investigação “sem trégua” no caso Master

Presidente questiona ausência de dois ministros na sessão e cobra Fachin: "tem a faca e o queijo n...
Em Goiás, Caiado quer mudanças no STF e cobra investigação de Moraes

Corte

Em Goiás, Caiado quer mudanças no STF e cobra investigação de Moraes

Caiado critica STF, cita Goiás e apresenta propostas para a Corte